Marketing multicanal é uma estratégia que ajuda a divulgar uma mesma campanha em plataformas diferentes, tendo como propósito alcançar a maior quantidade de consumidores possível, ampliar a estratégia e divulgar em vários formatos.
Fazer isso é muito importante para que a organização possa ter mais reconhecimento de marca e aumentar suas vendas. Existe uma grande quantidade de veículos de comunicação existentes para fazer isso.
Todos eles podem ser usados pela mesma empresa e por uma única campanha, mas engana-se quem acredita que essa prática só surgiu depois da internet. Na verdade, ela é bem antiga e continua trazendo ótimos resultados.
Tanto é que tem sido cada vez mais trabalhada, e com a chegada da internet, as empresas só ampliarão as possibilidades, podendo ir desde um anúncio tradicional em um outdoor até uma mensagem de e-mail.
É normal que algumas ações se concentrem mais em alguns canais do que em outros, mesmo porque, o negócio precisa dar preferência para a localização de sua audiência, mesmo assim, usar vários canais simultaneamente continua sendo interessante.
Este artigo vai explicar o que é marketing multicanal, os objetivos dessa estratégia, a diferença entre multicanal e omnichannel, as vantagens do marketing multicanal e algumas das principais estratégias.
O que é marketing multicanal?
O marketing multicanal é uma estratégia voltada para campanhas de marketing que acontecem em várias plataformas ao mesmo tempo. O objetivo é explorar as possibilidades e fazer com que a ação se adapte a diferentes canais.
Ao mesmo tempo em que funciona dessa forma, transmite uma percepção única e consegue atingir o público-alvo por meio de diferentes recursos de divulgação.
Hoje em dia, uma pessoa fará uma pesquisa na internet para pesquisar sobre qualquer necessidade, desde ring neck azul turquesa até uma simples peça de roupa. O avanço do digital possibilitou uma expansão positiva da marca em diferentes canais.
O marketing digital é uma realidade e mostra que, em conjunto, as práticas online e offline aumentam a eficácia e os impactos nos consumidores.
Ao trabalhar o marketing multicanal, a marca vai utilizar as estratégias dentro e fora da internet para divulgar seu nome, produtos e serviços, e entre os canais mais utilizados estão:
Redes sociais;
Impressos;
TV;
Site institucional;
E-mail marketing.
Mas além de compreender o conceito de marketing multicanal, para implementá-lo da melhor forma, é imprescindível compreender seu objetivo. O maior deles é alcançar o público-alvo, por meio da campanha elaborada.
Algumas pessoas são impactadas por um tipo de canal, outras serão afetadas por todos eles, entre outras distribuições que tornam a experiência completa e aumentam a percepção sobre a campanha.
Além de alcançar uma boa quantidade de pessoas, a proposta também é oferecer percepções distintas sobre o consumidor. É assim que a marca vai definir tudo sobre ela, até mesmo se deve usar fachada ACM 3D.
Quando a empresa divulga seus produtos e serviços em vários canais, precisa trabalhar em algumas adequações para que todas as ações sejam impactantes da mesma forma, tanto uma publicação no Instagram quanto um outdoor na rua.
Seja qual for o meio que o consumidor vai consumir a publicidade, o que realmente importa é que ele seja impactado e que a empresa consiga a percepção desejada.
Mas para alcançar esse propósito, é necessário saber trabalhar a estética e a identidade da estratégia. Somente dessa forma a campanha será sólida e facilmente compreendida em qualquer plataforma de divulgação.
Além do mais, ao fazer as adequações necessárias, a companhia consegue aumentar a capacidade de sua estratégia de marketing gerar bons resultados, impactando o público em qualquer lugar e durante muito tempo.
Diferença entre multicanal e omnichannel
A principal diferença entre multicanal e omnichannel é o tipo de estratégia que a empresa adota.
Ela pode oferecer múltiplos canais de contato para diferentes finalidades ou fazer com que o consumidor obtenha as mesmas informações em vários canais.
O omnichannel utiliza dois ou mais canais para se comunicar com as pessoas, mas ele precisa de uma mesma plataforma para administrar todas as informações e trabalhar o funil de conversão.
Por outro lado, a estratégia multicanal de um fabricante de chapa bifeteira de sobrepor não precisa gerenciar tudo de um mesmo lugar, podendo utilizar as plataformas de gerenciamento nos próprios canais usados.
Vantagens do marketing multicanal
O marketing multicanal traz muitas vantagens para as organizações, e uma delas é o alcance maior do público-alvo da marca.
Seja qual for o meio utilizado, a empresa vai conseguir impactar as pessoas e isso é muito importante para clientes que usam poucos meios de comunicação, tanto dentro quanto fora da internet.
Outra vantagem é que a ação aumenta a visibilidade da marca, pois uma vez que a empresa faz a divulgação de seus produtos, serviços e realiza ações promocionais em canais diversos, mais tempo vai permanecer na mente do consumidor.
Ao longo do tempo, uma academia com aula de ginástica para iniciantes vai melhorar seu reconhecimento de marca.
Veicular campanhas em vários canais de divulgação também traz mais oportunidades para a empresa, uma vez que a mensagem vai chegar para uma quantidade maior de pessoas e aumentar as possibilidades de conversão.
A taxa de conversão pode ser influenciada de várias formas, até mesmo pela usabilidade da plataforma. Por exemplo, no Instagram, é possível inserir um link que envia o usuário direto para o site da empresa.
Ao trabalhar dessa forma, o negócio terá mais chances de conversão, algo que não seria possível se o anúncio estivesse presente em um único canal, como um outdoor.
Estratégias de marketing multicanal
Para fazer uma boa campanha de marketing multicanal, é primordial que o negócio saiba aplicar boas estratégias. Elas fazem parte do seguinte passo a passo:
Definir uma campanha única
A campanha deve ser única, de modo que seja captada em qualquer canal onde será divulgada.
Se uma empresa especializada em cuidar de idosos quiser divulgar seus serviços, eles devem ser o foco das ações, mesmo que sejam alteradas de um canal a outro.
Manter uma única campanha é essencial e traz mais consistência, além disso, toda a identidade visual do negócio precisa ser mantida. Isso porque o consumidor precisa haver um padrão, independentemente do canal usado.
Fazer ajustes
A campanha precisa ser adequadamente ajustada para cada canal utilizado. Por exemplo, em um outdoor, é interessante colocar uma foto de alta qualidade para destacar todas as características do produto.
Isso porque esse meio de comunicação deve causar um impacto imediato na atenção das pessoas, portanto, é necessário adaptar a campanha para que ela seja eficaz em seu meio de comunicação.
Integrar os membros do marketing
A equipe de marketing de uma autoescola que oferece curso para dirigir ônibus rodoviário é formada por diversos profissionais e cada um tem uma ocupação estratégica.
Quando se trata de uma grande campanha, é fundamental que todos eles estejam integrados. Isso vai garantir a consistência da estratégia, independentemente do canal usado para a distribuição.
Os criativos vão gerar ideias alinhadas que aumentam as chances de veicular campanhas de alto nível que vão engajar as pessoas em qualquer espaço.
Compreender o público
Independentemente do tipo de marketing que o negócio deseja implementar, é indispensável conhecer o público e criar a persona da marca.
Quando se trata de uma estratégia multicanal, isso também é importante porque ela depende do entendimento da audiência e de que maneira essas pessoas interagem com diferentes plataformas.
Por exemplo, no atendimento ao cliente, fazer locação de call center pode ser a melhor escolha para uma empresa com clientes que preferem entrar em contato por telefone.
Nas estratégias de marketing multicanal, a preferência do consumidor também deve ser considerada, por isso, é imprescindível saber o que o público espera e criar uma campanha precisa.
Além do mais, as estratégias multicanal são caras e exigem trabalho intenso. Nesse contexto, fazer as coisas sem compreender as características da persona pode fazer o negócio perder tempo e dinheiro com ações pouco efetivas.
Mensurar os resultados
Assim como em qualquer outra estratégia de marketing, um fabricante de elevador para oficina mecânica precisa mensurar os resultados do marketing multinível para avaliar as opiniões em relação aos diferentes pontos de contato.
Trata-se de uma estratégia mais longa e composta por diferentes canais, por conta disso, o monitoramento é mais extenso. Mesmo assim, ele precisa ser feito para identificar o que não funciona, fazer as adequações necessárias e potencializar os resultados.
Considerações finais
O marketing multicanal é uma ferramenta muito interessante e que pode gerar excelentes resultados para a organização.
A marca pode desenvolvê-la de maneira ampla e agressiva, entretanto, vai precisar de esforços e investimentos.
Tendo isso em vista, é imprescindível avaliar essas questões antes de começar a planejar uma campanha em diferentes canais.
De qualquer forma, é sempre muito importante aumentar as vendas por meio das campanhas de marketing, pois elas trazem mais credibilidade para o negócio em seu mercado de atuação.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.