A cidade de Juiz de Fora está intensificando os preparativos para a implantação da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) com a marcação de duas novas reuniões preparatórias. Os segmentos de Artes Urbanas e de Música terão encontros dedicados nos próximos dias, proporcionando um espaço para o diálogo e a contribuição da classe artística local.
Detalhes dos Encontros
-
Artes Urbanas: O primeiro encontro está agendado para o dia 7 (quinta-feira), às 20h. Será realizado de forma híbrida, tanto presencialmente na Barbearia Urutu, localizada na Rua Santo Antônio 1.194, Centro, quanto online via Google Meet.
-
Música: Já os integrantes do setor musical se reunirão no dia 11 (segunda-feira), às 19h, no Anfiteatro João Carriço, situado na Avenida Rio Branco 2.234, Centro.
Ampliando a Participação
Com esses dois novos fóruns, a agenda preparatória da PNAB em Juiz de Fora atinge um total de sete reuniões, promovidas pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) / Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) e pelo Conselho Municipal de Cultura (Concult). O objetivo é garantir a participação e o envolvimento ativo da comunidade artística na construção do plano anual de aplicação dos recursos destinados à cultura.
Investimento e Consulta Pública
A PNAB, em fase de implementação, contará com um investimento de R$ 3.425.392,76 para ações gerais em 2024 em todo o território nacional. As consultas públicas à classe artística têm como propósito reunir sugestões e demandas da sociedade civil para orientar o plano de aplicação dos recursos em Juiz de Fora.
Agenda Atualizada
Além dos novos agendamentos, a agenda de debates contempla outros segmentos artísticos, como Artes Cênicas, Audiovisual e Cinema, Dança, Patrimônio Cultural e Memória, e Literatura. Cada encontro é uma oportunidade para os artistas locais contribuírem com ideias e perspectivas para fortalecer o cenário cultural da cidade.
Essa série de reuniões evidencia o compromisso das autoridades locais em promover um processo participativo e transparente na implementação da PNAB, buscando garantir que os recursos destinados à cultura sejam aplicados de forma eficiente e em benefício da comunidade artística e da população em geral.