Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Segunda-feira, 17 de Junho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Política

Lei inclui Abdias do Nascimento no Livro dos Heróis e das Heroínas da Pátria

Informações: Agência Câmara Notícias

Redação
Por Redação
/ 60 acessos
Lei inclui Abdias do Nascimento no Livro dos Heróis e das Heroínas da Pátria
Célio Azevedo/Agência Senado
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Célio Azevedo/Agência Senado
Abdias do Nascimento foi importante ativista dos direitos das populações negras

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei 14.800/24, que inscreve Abdias do Nascimento no Livro dos Heróis e das Heroínas da Pátria. O texto foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (9).

O Livro dos Heróis e das Heroínas da Pátria destaca pessoas ou grupos que tenham oferecido a vida em defesa e construção do País com dedicação e heroísmo. Está guardado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília.

Poeta, ator, escritor, dramaturgo, artista plástico, professor universitário, político e ativista dos direitos das populações negras, Abdias do Nascimento morreu em 2011, aos 97 anos, em consequência de pneumonia e problemas cardíacos.

Leia Também:

Abdias do Nascimento elegeu-se deputado federal pelo PDT em 1982. Ocupou ainda uma cadeira no Senado, como suplente do antropólogo Darcy Ribeiro, entre 1991 e 1992 e de 1997 a 1999.

Como deputado, apresentou projetos de lei para tipificar o racismo como crime de lesa-humanidade e transformar o 20 de novembro no Dia Nacional da Consciência Negra. Como senador, apresentou projetos que previam a criação de cotas raciais, a mudança dos currículos escolares, o endurecimento da legislação contra o racismo.

A homenagem a ele resultou do Projeto de Lei 2526/22, do senador Marcelo Castro (MDB-PI). O texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados em novembro do ano passado, com parecer favorável da relatora, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ).

FONTE/CRÉDITOS: Agência Câmara Notícias
Comentários:
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )