Um livro ambientado na música clássica. Esse é “Caruncho”, de Laura Cohen Rabelo. A escritora traz a cena erudita para o enredo e seus personagens e ousa transportando o leitor, através de ferramenta tecnológica, às melodias que dão tom à obra. Desvendar esse trabalho e revelar a autora e suas influências por trás das páginas é a proposta do Conversações, da Rede Minas. Na atração deste domingo (7), o programa apresenta a intimidade da escritora, que fala sobre o livro e suas inspirações.
Maestros e instrumentistas que trabalham na cena da erudita da música são os personagens de “Caruncho”. Nos acordes dessa história, conflitos marcam o compasso: o envelhecer, a posição da mulher no mercado de trabalho e o poder. Indagações que já chegam com a proposta do livro: a falta de nomes dos personagens. “Essa não nomeação foi uma estratégia de criação de um universo em que as pessoas são desprovidas e retiradas das subjetividades para servir um grande compositor morto na hora de tocar uma música”, explica Laura Cohen no programa, que completa: “elas se despem das personalidades”.
A genialidade no processo de criação também tem inspirações da vida real e são reveladas ao jornalista Cláudio Henrique, pela escritora, em um café com direito a bolo, biscoitos e brindes de garfos. Nesse bate-papo, ela conta sobre uma experiência que viveu com um importante regente mineiro que despertou nela o desejo de escrever uma trama ambientada na música. Daí nasceu o livro que traz, no enredo, um maestro em final da carreira, com problemas de saúde, resistindo ao último ato, e uma jovem violoncelista, no auge, mas disposta a jogar tudo para o alto e se aposentar dos palcos.
Rede Minas na melodia da obra
O livro Caruncho tem trilha sonora. A música contextualiza os momentos e também serve para as pausas. “Não sei se dá para ler ouvindo a trilha porque é uma música intensa, mas dá para você ler o nome da música que é citada e ouvir, podendo fazer esses respiros na leitura do livro”, conta Laura. A Rede Minas entra no ritmo e mostra essa seleção de canções. No site da emissora (redeminas.tv), o público confere a seleção musical que recheia a história a partir de sexta-feira (5).
Sobre Laura Cohen Rabelo
Formada em Letras e mestre Estudos Literários pela UFMG, a mineira Laura Cohen Rabelo é autora dos romances “História da água”, “Ainda”, “Canção sem palavras”, “As plaquetes de poesia Ferro”, “Escrever é uma maneira de se pensar para fora” e “Caruncho”.
Serviço:
Conversações – Rede Minas
Apresentação: Cláudio Henrique
Entrevista com Laura Cohen Rabelo – domingo (07/05), às 16h
Transmissão pela Rede Minas, redeminas.tv e plataforma de streaming EMCplay
***IMAGENS PARA DIVULGAÇÃO NO LINK ABAIXO:
http://bit.ly/conversacoestv
COMO SINTONIZAR:
redeminas.tv/comosintonizar
A Rede Minas está no ar no canal 9; Claro TV (Net) 20 e Claro TV HD (Net) 520; Oi Fibra 9; e através do satélite StarOne D2 para a América Latina.
ACESSE AS REDES SOCIAIS:
www.redeminas.tv
facebook.com/redeminastv
instagram.com/redeminastv
twitter.com/redeminas
youtube.com/redeminas
emcplay.com
ATENDIMENTO AO PÚBLICO:
Tel: (31) 3254-3000
Whatsapp: (31) 98272-6543