Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Domingo, 19 de Maio de 2024
rcwtv
rcwtv

Cultura e Entretenimento

Laura Cohen Rabelo é a entrevistada do programa Conversações, da Rede Minas, neste domingo (7)

Na atração deste domingo (7), o programa apresenta a intimidade da escritora, que fala sobre o livro e suas inspirações.

Redação
Por Redação
/ 388 acessos
Laura Cohen Rabelo é a entrevistada do programa Conversações, da Rede Minas, neste domingo (7)
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Um livro ambientado na música clássica. Esse é “Caruncho”, de Laura Cohen Rabelo. A escritora traz a cena erudita para o enredo e seus personagens e ousa transportando o leitor, através de ferramenta tecnológica, às melodias que dão tom à obra. Desvendar esse trabalho e revelar a autora e suas influências por trás das páginas é a proposta do Conversações, da Rede Minas. Na atração deste domingo (7), o programa apresenta a intimidade da escritora, que fala sobre o livro e suas inspirações.

Maestros e instrumentistas que trabalham na cena da erudita da música são os personagens de “Caruncho”. Nos acordes dessa história, conflitos marcam o compasso: o envelhecer, a posição da mulher no mercado de trabalho e o poder. Indagações que já chegam com a proposta do livro: a falta de nomes dos personagens. “Essa não nomeação foi uma estratégia de criação de um universo em que as pessoas são desprovidas e retiradas das subjetividades para servir um grande compositor morto na hora de tocar uma música”, explica Laura Cohen no programa, que completa: “elas se despem das personalidades”.

A genialidade no processo de criação também tem inspirações da vida real e são reveladas ao jornalista Cláudio Henrique, pela escritora, em um café com direito a bolo, biscoitos e brindes de garfos. Nesse bate-papo, ela conta sobre uma experiência que viveu com um importante regente mineiro que despertou nela o desejo de escrever uma trama ambientada na música. Daí nasceu o livro que traz, no enredo, um maestro em final da carreira, com problemas de saúde, resistindo ao último ato, e uma jovem violoncelista, no auge, mas disposta a jogar tudo para o alto e se aposentar dos palcos.

Rede Minas na melodia da obra

O livro Caruncho tem trilha sonora. A música contextualiza os momentos e também serve para as pausas. “Não sei se dá para ler ouvindo a trilha porque é uma música intensa, mas dá para você ler o nome da música que é citada e ouvir, podendo fazer esses respiros na leitura do livro”, conta Laura. A Rede Minas entra no ritmo e mostra essa seleção de canções. No site da emissora (redeminas.tv), o público confere a seleção musical que recheia a história a partir de sexta-feira (5).

Sobre Laura Cohen Rabelo
 
Formada em Letras e mestre Estudos Literários pela UFMG, a mineira Laura Cohen Rabelo é autora  dos romances “História da água”, “Ainda”, “Canção sem palavras”, “As plaquetes de poesia Ferro”, “Escrever é uma maneira de se pensar para fora” e “Caruncho”.

Serviço:

Conversações – Rede Minas
Apresentação: Cláudio Henrique
Entrevista com Laura Cohen Rabelo – domingo (07/05), às 16h
Transmissão pela Rede Minas, redeminas.tv e plataforma de streaming EMCplay

***IMAGENS PARA DIVULGAÇÃO NO LINK ABAIXO:

http://bit.ly/conversacoestv

COMO SINTONIZAR:
redeminas.tv/comosintonizar
A Rede Minas está no ar no canal 9; Claro TV (Net) 20 e Claro TV HD (Net) 520; Oi Fibra 9; e através do satélite StarOne D2 para a América Latina.

ACESSE AS REDES SOCIAIS:
www.redeminas.tv
facebook.com/redeminastv
instagram.com/redeminastv
twitter.com/redeminas
youtube.com/redeminas
emcplay.com

ATENDIMENTO AO PÚBLICO:
Tel: (31) 3254-3000
Whatsapp: (31) 98272-6543

Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )