No próximo sábado, 25/11, em comemoração ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) organizará uma série de atividades na Praça da Estação, das 9h às 14h. Rodas de conversa, feira de artesanato e apresentações culturais fazem parte do evento. A ação integra a campanha "21 dias de ativismo por Direitos", promovida pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH), com o objetivo de conscientizar sobre a luta das mulheres contra a violência, além de abordar questões do mês da consciência negra.
Os debates abordarão temas como empreendedorismo, independência financeira e enfrentamento da violência, além de apresentações artísticas com os grupos Cinosargo e Charmosas do Tamborim, cujas performances seguem a temática do dia.
A feira de artesanato busca criar espaços para que mulheres, principalmente negras e imigrantes, possam expor seus produtos, promovendo seus trabalhos para um público mais amplo, movimentando a economia local. Os estandes exibirão artesanatos em fibras naturais e tecidos, acessórios, decoração e comidas típicas de imigrantes.
No evento, será lançada a Cartilha da Lei Maria da Penha, com orientações sobre os tipos de violência e como denunciar. Também serão disponibilizados materiais informativos para mulheres migrantes sobre os serviços oferecidos pela Casa da Mulher, considerando os desafios que a migração pode impor, especialmente a barreira linguística, tornando-as ainda mais vulneráveis.
Confira a programação:
Rodas de conversa
9h30 - Empreendedorismo e independência financeira como mecanismo para sair do ciclo da violência.
10h - Debate: Mulheres e Violência: A importância de falar para erradicar.
Atrações culturais
11h - Esquete "Não me dê flores" com a atriz Ciça.
12h30 - Grupo Cinosargo: Apresentações com instrumentos da tradição manufaturados em comunidade.
13h30 - Charmosas do Tamborim: Coletivo que valoriza as tradições e ritmos afro-brasileiros.
Expositoras
- Simone Duarte: Acessórios em Crochê.
- Associação de Mulheres Migrantes Venezuelanas: Comidas típicas.
- Mauriceia Lima: Acessórios em Crochê.
- Helda Moreira: Peças em linhas divertidas.
- Neici Macramê: Peças em macramê, acessórios e decoração.
- Sheila Amada: Bonecas africanas e artesanato em fibras naturais.
- Acotirene Artesanatos: Artesanato em tecido.
O Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, reconhecido pela ONU desde 1999, homenageia as irmãs Pátria, Maria Teresa e Minerva Maribal, conhecidas como "Las Mariposas", que foram torturadas e assassinadas em 1960 pelo ditador da República Dominicana, Rafael Trujillo, por sua luta por melhores condições de vida.
A campanha "21 dias de ativismo por Direitos" teve início em 20 de novembro, com debates na Casa dos Conselhos sobre igualdade racial, e se encerrará no Dia Internacional dos Direitos Humanos, em 10 de dezembro, abordando temas diversos para a construção de uma sociedade mais igualitária.
-
Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!
Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!
Curta e siga nossas redes sociais
#noticiasdejuizdefora, #juizdefora, #rcwtv, #noticiasminasgerais, #pjf, #notíciasemjuizdefora, #notíciasemminasgerais, #noticiasmg
Comentários: