Nesta semana, 92 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em centros de internação de Minas Gerais terão a oportunidade de realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL). A participação é voluntária e gratuita, destinada a jovens sob medidas socioeducativas que incluem privação de liberdade. Os exames ocorrerão em 14 centros socioeducativos de diferentes regiões do estado, proporcionando aos participantes a chance de continuar seus estudos e construir perspectivas de futuro.
O Enem PPL 2023 reúne jovens de diversas unidades socioeducativas, como Ribeirão das Neves, Divinópolis, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Passos, Pirapora, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Tupaciguara, Uberaba, Uberlândia, Unaí, e da APAC Juvenil de Frutal. A iniciativa, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), oferece uma oportunidade de ressocialização e construção de projetos de vida para esses jovens.
A subsecretária de Atendimento Socioeducativo, Giselle Cyrillo, destaca o compromisso da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) em proporcionar aos adolescentes em cumprimento de medida as ferramentas necessárias para um processo de responsabilização com oportunidades reais de um projeto de vida com protagonismo. Ela ressalta que o direito à educação é fundamental para construir a cidadania e assegurar outros direitos.
Em comparação com o ano anterior, houve um aumento de aproximadamente 18% no número de participantes, passando de 78 para 92 adolescentes inscritos. As três unidades com maior número de inscritos são Uberlândia (22), Teófilo Otoni (17) e Unaí (15). A participação no Enem PPL não apenas representa a busca por qualificação educacional, mas também histórias de superação e conquistas. Em 2022, dois jovens que já haviam deixado o Sistema Socioeducativo se destacaram, conquistando vagas em instituições de ensino superior.
A diretora do Centro Socioeducativo de Uberaba, Michelle Delalíbera, destaca a dedicação dos jovens na preparação para o Enem PPL, ressaltando a importância desse momento significativo em suas vidas. “Eles estão muito empenhados e concentrados. Participam de oficinas de estudos, aproveitam o tempo nos alojamentos para ler e conversar sobre temas das provas e, também, usam o espaço da biblioteca”, relata a diretora. Além disso, os jovens contam com o suporte de uma oficina de relaxamento conduzida por uma terapeuta ocupacional, visando controlar emoções e ansiedade durante o processo.
Se você achou esta matéria interessante e relevante, compartilhe com seus amigos e familiares.
Para receber as principais notícias do dia na palma da sua mão, participe do nosso grupo no WhatsApp. Lá, você terá acesso a atualizações em tempo real. Não perca tempo, junte-se a nós agora.