Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2024
rcwtv
rcwtv

Educação

Governo Lula publica decreto que revoga programa de escolas cívico-militares

Criado em 2019, o programa do Ministério da Educação (MEC) . As unidades não serão fechadas, mas reintegradas à rede regular de ensino.

Simone Carvalhal
Por Simone Carvalhal
Governo Lula publica decreto que revoga programa de escolas cívico-militares
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

 

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 21, o decreto que revoga o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, uma das prioridades do MInistério da Educação na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Criado em 2019, o programa do Ministério da Educação (MEC) tem 202 escolas, com aproximadamente 120 mil alunos. As unidades não serão fechadas, mas reintegradas à rede regular de ensino.

A revogação foi assinada pelo vice-presidente Geraldo Alkimin. O Texto ainda prevê que, nos próximos 30 dias, o Ministério da Educação estabeleça em plano de transição para encerrar os programas por meio de ¨pactuação realizada com as secretarias dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios responsáveis pelas escolas vinculadas ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares.¨

Leia Também:

A decisão pelo fim do programa foi tomada em conjunto pelo MEC e pelo Ministro da Defesa. Segundo ofício enviado aos secretários de educação de todo país no início de julho, haverá uma desmobilização do pessoal das Forças Armada dos colégios. O MEC  pede que a transição seja feita de forma ¨cuidadosa¨ para não comprometer o cotidiano das escolas e as conquistas de organização que foram mobilizadas pelo programa.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem defendido que não é obrigação do MEC garantir o ensino Cívico-Militar nas escolas da rede pública, mas uma educação civil igual a todos. o petista afirmou ainda que, caso os Estados desejem continuar com o modelo, o financiamento passa a ser responsabilidade de cada Governo Estadual.T

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que o Estado vai editar um decreto para ¨regular seu próprio programa de escolas cívico-militares e ampliar unidades de ensino com este formato¨.

No anúncio, ele destacou que foi aluno de colégio militar e ¨Sei da importância de um ensino de qualidade e como é preciso que a escola transmita valores corretos para os nossos jovens¨, escreveu.

Ainda, além do modelo é necessário que se tenha qualidade de ensino e vagas para todos, inclusive creches e pré-escolas como está sendo projetado para 2024 pelo governo para formarmos os profissionais desse país e erradicarmos o desemprego produzindo qualidade de vida.

 

 

 

Comentários:
Simone Carvalhal

Publicado por:

Simone Carvalhal

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )