Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Terça-feira, 23 de Julho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Política

Governo de Minas cede edifício do Solar Narbona para o TRF-6

Prédio do Circuito Liberdade abrigará Escola de Magistratura, Centro de Memória, Revista e Biblioteca do Tribunal Regional Federal de Minas Gerais

Marcus Macedo
Por Marcus Macedo
/ 107 acessos
Governo de Minas cede edifício do Solar Narbona para o TRF-6
Cristiano Machado / Imprensa MG
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Governo de Minas formalizou a transferência do Palacete do Solar Narbona para o Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6) em uma cerimônia realizada nesta quarta-feira (17/1). Localizado no Circuito Liberdade, o edifício será destinado à Escola da Magistratura, à Biblioteca, ao Centro de Memória e à Revista do TRF-6 após passar por reformas.

O governador Romeu Zema participou do evento e expressou otimismo em relação à nova função do prédio, que ficará sob a responsabilidade do TRF-6 pelos próximos cinco anos, podendo ser prorrogada por mais cinco. "Esse equipamento ficará totalmente diferente da situação atual, muito mais bem conservado, com pessoas fazendo uso e enriquecendo o Circuito Liberdade", destacou Zema.

Construído no início do século passado, o imóvel já teve diversas finalidades, como delegacia, faculdade de Odontologia e residência, antes de se tornar a sede da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais (Secult-MG), que foi transferida para a Cidade Administrativa.

Leia Também:

O prédio é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) dentro do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Praça da Liberdade.

O termo de cessão foi assinado pela presidente do TRF-6, desembargadora federal Mônica Sifuentes, pelo presidente da Escola de Magistratura e da Revista do Tribunal, desembargador Grégore Moura, e pela secretária de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG), Luísa Barreto.

A secretária Luísa Barreto ressaltou que a cessão proporcionará maior proximidade da Justiça Federal com a população, destacando a contribuição do TRF-6 para o estado desde sua criação em 2022. Ela mencionou a importância do tribunal em liderar discussões relevantes, como a repactuação de Mariana.

A Escola de Magistratura, a Revista do TRF-6 e o Centro de Memória terão projetos distintos, contribuindo para o aspecto cultural, educacional e histórico do prédio. A cessão, que representa uma transferência de posse e não de propriedade, possibilita a restauração e uso público do imóvel.

Para a presidente do TRF-6, a cessão é uma oportunidade de aproximar a Justiça Federal da população. "A responsabilidade de cuidar desse prédio não é um encargo, mas uma alegria para nós, que vamos participar da reconstrução desse conjunto arquitetônico, retribuindo para a comunidade. Estamos instalando a interface da Justiça Federal não apenas com o jurisdicionado, mas também com o povo mineiro."

No ano de 2023, a Seplag-MG realizou 42 cessões de imóveis, e a cessão do Solar Narbona é a segunda de 2024, sendo a primeira destinada a uma área de uma escola estadual para uso da prefeitura de Rio Pomba, na Zona da Mata.

 

 

Gostou da matéria? Compartilhe com os familiares e amigos!

 

Receba notícias da RCWTV no WhatsApp!

Fique atualizado com as principais notícias que movem nosso site! Clique aqui e participe do nosso grupo!

FONTE/CRÉDITOS: Governo do Estado de Minas Gerais
Comentários:
Marcus Macedo

Publicado por:

Marcus Macedo

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )