Nesta quarta-feira (7/2), o vice-governador Professor Mateus formalizou, na Cidade Administrativa, a autorização para que o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) dê início às obras de melhoria da MG-443. O projeto contempla um trecho de 12,7 quilômetros, conectando a MG-030 ao município de Ouro Branco, situado na região Central de Minas Gerais.
Este empreendimento não só visa renovar o asfalto da via, que representa a principal rota de acesso à BR-040 para a cidade, mas também busca resolver de forma permanente o problema de erosão que levou à interdição da estrada em janeiro de 2022, devido às chuvas intensas na área.
Especificamente no km 6, será construído um desvio que inclui a instalação de bueiros e ajustes na infraestrutura e no desenho da parte da rodovia afetada pela erosão.
O vice-governador Professor Mateus enfatizou a importância dessa iniciativa para Ouro Branco, apontando para a melhoria significativa que trará aos residentes locais, que enfrentam há tempos a precariedade da estrada.
“Estamos ajustando o trajeto para evitar que a cidade enfrente novamente esses desafios, que têm sido recorrentes nos últimos anos. Além disso, anunciamos a restauração completa da via, aprimorando o acesso ao município e facilitando o transporte de cargas de e para a região de Ouro Branco em direção à BR-040”, afirmou ele.
O projeto será financiado pelo Governo de Minas, através do Provias, com um aporte de R$ 6,8 milhões. A previsão é que as obras comecem em até 15 dias, com conclusão esperada para setembro de 2024.
O prefeito de Ouro Branco, Hélio Márcio Campos, destacou que a renovação da MG-443 é fundamental para o progresso econômico da cidade e para a redução de acidentes na área.
“Há um intenso fluxo de veículos na rodovia, crucial para as empresas locais que dependem dela para o escoamento de produtos, bem como para o deslocamento diário dos trabalhadores. A resolução dos problemas de desvio e o reasfaltamento garantirão uma viagem mais segura e ágil até a BR-040”, explicou.
O Provias, lançado pelo Governo de Minas, é o maior programa de recuperação rodoviária dos últimos dez anos e visa melhorar as condições das estradas estaduais, que sofreram com a falta de investimentos em manutenção por gestões passadas. Com um orçamento de R$ 2,6 bilhões, o programa prevê 124 obras em estradas por todo o estado.
Desse total, R$ 1,4 bilhão provém de um Acordo Judicial relacionado ao desastre de Brumadinho, que causou a perda de 272 vidas e impactos consideráveis na região. Além disso, cerca de R$ 120 milhões são oriundos de um acordo entre o Governo de Minas e a Fundação Renova.
Os recursos restantes vêm de diversas fontes, incluindo convênios e emendas parlamentares, parcerias com empresas e acordos com prefeituras municipais.