A partir de 24 de abril, o Programa de Educadores Liga STEAM da Fundação ArcelorMittal será integrado à plataforma de ensino a distância do Ministério da Educação (MEC), com um foco especial em um de seus módulos: “Projetos Integradores STEAM no desenvolvimento de saberes digitais”. Este projeto é o único selecionado entre as iniciativas de fundações empresariais do setor de aço no edital de formação a distância do ministério, destinado a profissionais da educação da rede pública (municipal, estadual e federal). A expectativa é capacitar até 5 mil educadores anualmente.
A metodologia proposta visa preparar professores para criar experiências de aprendizado que estimulem o pensamento crítico, utilizando a abordagem STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Inicialmente implementado em municípios onde a ArcelorMittal está presente, o programa agora terá alcance nacional e será totalmente gratuito. Desenvolvido em parceria com a Tríade Educacional, o curso busca aprimorar a prática docente por meio da aprendizagem baseada em projetos na Educação STEAM, levando em conta os saberes digitais e as particularidades dos alunos em diferentes etapas e modalidades da Educação Básica.
Serão abordados temas como pensamento computacional, o mundo digital e a cultura digital na execução de Projetos Integradores STEAM. Os educadores serão incentivados a planejar e implementar esses projetos em conformidade com a BNCC, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030 da ONU, os saberes digitais e os contextos locais. Camila Valverde, diretora-executiva da Fundação ArcelorMittal, destaca que o principal objetivo da abordagem STEAM é promover a integração de diversas áreas do conhecimento para desenvolver habilidades práticas nos alunos. “Essa ação enriquece o aprendizado, pois ajuda a cultivar novas competências na aplicação dessas áreas do conhecimento”, afirma. Segundo Valverde, os resultados incluem um aumento no interesse dos alunos, a diminuição da evasão escolar e um aprendizado mais enriquecedor. Com a inclusão do curso na plataforma do MEC, a formação será dividida em quatro módulos, totalizando 40 horas, e garantirá a certificação dos profissionais ao final.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.