A fiscalização da Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur) interrompeu, nesta sexta-feira (15), as obras de um empreendimento com alvará suspenso no bairro Marilândia, em Juiz de Fora. Autorizadas em julho deste ano, as obras tiveram seu alvará suspenso pela Sesmaur no final de outubro, devido aos prejuízos causados às vias públicas durante o período de chuvas.
A decisão de parar as máquinas e orientar os trabalhadores a deixarem o local ocorreu após constatação de que a obra continuou mesmo após a suspensão do alvará. A fiscalização verificou que a lama e detritos estavam sendo direcionados diretamente na rede de captação de águas pluviais, resultando em obstrução e rompimento da rede nas vias públicas, além do retorno de água suja com sedimentos para dentro das residências dos moradores.
O descumprimento da suspensão do alvará resultou em uma multa de aproximadamente R$50 mil para o empreendimento, que agora está totalmente embargado. O valor da penalidade pode ser ampliado diariamente, caso a obra persista. Diante das novas denúncias, a fiscalização esteve novamente no local, orientando trabalhadores e demais presentes a deixarem o local sob risco de penas mais severas ou até mesmo ação policial.
"A Prefeitura não vai tolerar esse tipo de ação irresponsável que causa perdas materiais aos moradores, destrói o serviço público e, ainda, pode colocar a vida das pessoas em risco", enfatizou Aline Junqueira, secretária de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas. Além das medidas já tomadas, a Prefeitura está apurando todos os danos causados para que o empreendimento seja responsabilizado pelos serviços de recuperação necessários.
Se você achou esta matéria interessante e relevante, compartilhe com seus amigos e familiares.
Para receber as principais notícias do dia na palma da sua mão, participe do nosso grupo no WhatsApp. Lá, você terá acesso a atualizações em tempo real. Não perca tempo, junte-se a nós agora.