Belo Horizonte, Minas Gerais - A Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) e o Centro de Arte Popular (CAP) uniram forças para oferecer uma programação multidisciplinar e gratuita ao público de Belo Horizonte, no Circuito Liberdade. A parceria, que tem como objetivo democratizar o acesso à cultura, conta com exposições individuais e coletivas de artistas e artesãos mineiros, oficinas de formação e capacitação, rodas de conversa e outras atividades que vão preencher as salas do CAP ao longo de 2024.
A Faop, que já percorreu mais de 200 mil quilômetros e desenvolveu ações em 83 municípios de todas as regiões de Minas Gerais nos últimos três anos, chega à capital como parte do projeto de expansão e descentralização da fundação ouropretana, iniciativa do Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult).
"A Faop Liberdade é um divisor de águas para a nossa fundação. É, também, o marco dessa descentralização e do reconhecimento dos múltiplos valores e da diversidade nas artes e nos ofícios do estado. A programação reflete o encontro de saberes e fazeres em um espaço que multiplica conhecimento", afirma Jefferson da Fonseca, presidente da Faop.
A coordenadora do CAP, Angelina Gonçalves, diz que a agenda começou a ser desenvolvida ainda em 2023 sob a perspectiva de ser a mais democrática possível, com atrações como a Oficina de Diorama, promovida pelo coletivo mineiro 6 + 1 no sábado (27/4), e a exposição "Marias", da artista ouropretana Ana Fátima Carvalho, que reúne série de xilogravuras que representam a força das mulheres, entre 23/5 e 23/6.
Além disso, a programação inclui a oficina Técnicas Alternativas em Gravura, que mergulha no aprendizado teórico e prático da gravura, de conceitos e contextos históricos ao desenvolvimento de processos criativos utilizando recursos alternativos e caseiros, com o reaproveitamento de materiais, de 4 a 7/6.
A Faop Liberdade também receberá, de 19/9 a 20/10, a exposição "Conexão Faop Guaxupé", que reúne obras de artistas da cidade do Sul de Minas, uma das sedes físicas da instituição. Já entre os dias 10 e 13/9, a Faop Liberdade promove o curso Introdução à Preservação e Conservação de Bens Culturais, com a capacitação de jovens, adultos e colaboradores de museus, centros culturais, igrejas e outras instituições responsáveis pela preservação de obras de arte e acervos nos suportes em papel, madeira e tela.
A parceria entre Faop e Centro de Arte Popular representa a democratização do conhecimento, já que se trata de uma programação gratuita, e a troca de ideias entre pessoas de áreas diversas. A programação reflete a diversidade e descentralização da cultura de Minas Gerais, com atrações que alcançam o maior número de artistas e públicos.
Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!
Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!
Curta e siga nossas redes sociais.