Uma nova equipe de militares está se deslocando para o Rio Grande do Sul para dar continuidade aos esforços de resgate iniciados pela primeira equipe enviada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) em apoio às operações de busca por pessoas desaparecidas no Vale do Taquari, após os desastres causados pelas intensas chuvas no estado.
Este novo grupo é composto por quatro militares e três cães de busca, e tem previsão de iniciar suas atividades na terça-feira (24), em colaboração com os bombeiros militares do Rio Grande do Sul.
Cada uma das equipes do Corpo de Bombeiros permanece no Rio Grande do Sul por sete dias, realizando operações de busca com o apoio de equipamentos especializados para essa finalidade. Dada a extensa área afetada e a presença de pessoas desaparecidas, a rotação entre as equipes com cães se torna necessária.
Minas Gerais é um dos estados brasileiros que mais investe na capacitação de cães de busca, com o objetivo de manter a qualidade e eficácia das duplas (cão + condutor), avaliando habilidades como autonomia na busca, perseverança e resistência.
A relevância dos cães de busca para as corporações militares foi enfatizada no caso do rompimento da barragem em Brumadinho, em 2019, quando esses cães desempenharam um papel crucial na localização de grande parte das vítimas desaparecidas sob os escombros.
Se você achou esta matéria interessante e relevante, compartilhe com seus amigos e familiares.
Para receber as principais notícias do dia na palma da sua mão, participe do nosso grupo no WhatsApp. Lá, você terá acesso a atualizações em tempo real. Não perca tempo, junte-se a nós agora.