Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Terça-feira, 21 de Maio de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Região

Epamig testa adaptação bem-sucedida de uvas híbridas no sul de Minas

Projeto conta com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig)

Ronã Guilherme
Por Ronã Guilherme
/ 61 acessos
Epamig testa adaptação bem-sucedida de uvas híbridas no sul de Minas
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) está realizando experimentos para avaliar a adaptação das uvas piwis, originárias da Itália, na região Sul do estado. Este projeto conta com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e é conduzido em colaboração com a Vinícola Stella Valentino, localizada em Andradas.

 

As uvas piwis, cujo nome é uma abreviação do termo alemão Pilzwiderstandsfähige para resistência às doenças, têm despertado interesse tanto na Europa quanto no Brasil. No país, essas variedades estão registradas no Ministério da Agricultura como Vitis vinífera. A Vinícola Stella Valentino recebeu um vinhedo experimental com mudas híbridas de uvas tintas e brancas do viveiro italiano Vivai Cooperativi Rauscedo em outubro de 2021.

Leia Também:

 

A pesquisadora da Epamig, Claudia Souza, responsável pelo projeto, junto com a equipe de pesquisa do Campo Experimental de Caldas, destaca as vantagens das uvas piwis. Segundo ela, “elas têm alcançado destaque no setor pela resistência aos microorganismos e notoriedade dos seus vinhos, que apresentam perfil similar aos vinhos das uvas tintas e brancas”

 

As primeiras avaliações foram realizadas no final de 2023, quando as videiras de oito dos híbridos testados tiveram suas primeiras colheitas. Isso resultou em quatro vinhos brancos (Sauvignon Kretos, Sauvignon Rytos, Fleurtai e Soreli) e quatro vinhos tintos (Cabernet Eidos, Cabernet Volos, Merlot Khantus e Merlot Khorus). Esses vinhos foram submetidos a testes por um painel composto por 21 degustadores de diferentes perfis, que deram uma nota global superior a 70% para os vinhos avaliados.

 

Além disso, as variedades de uvas piwis estão sendo testadas para a safra de verão, com colheita entre os meses de novembro e janeiro. Isso difere da metodologia de dupla poda da videira, que inverte o ciclo da colheita das uvas, permitindo que os produtores colham no inverno.

 

O vitivinicultor Procópio Stella, parceiro da Epamig desde 2003, destacou a importância da colheita de verão, afirmando que “é uma novidade muito positiva para nós.Temos as uvas Syrah e outras que já cultivamos com sucesso na safra de inverno. E em paralelo, a oportunidade de incluir essas novas variedades e termos produção de vinhos finos também no verão”

 

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!

 

Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!

 

Curta e siga nossas redes sociais.

Comentários:
Ronã Guilherme

Publicado por:

Ronã Guilherme

Aluno do curso de Jornalismo da Universidade Estácio de Sá.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )