Nesta quarta-feira (28/2), o Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira) deflagrou a operação "Temperatura Máxima" para combater a sonegação fiscal no setor de açaí em Varginha, no Sul de Minas.
Detalhes da Operação:
- Investigação aponta esquema de sonegação fiscal em empresa do ramo de açaí.
- Fraude envolve venda do produto sem emissão de documento fiscal ou com notas subfaturadas.
- Estima-se prejuízo de R$ 10 milhões aos cofres do Estado em ICMS.
Ações Realizadas:
Publicidade
Leia Também:
- Um mandado de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão foram cumpridos.
- 11 mandados de sequestro de bens também foram executados, incluindo veículos de luxo, embarcações, dinheiro, ouro e joias.
- Empresário preso é apontado como administrador do esquema.
Outras Possíveis Acusações:
- Além de sonegação fiscal, investigados podem responder por associação criminosa, extorsão, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.
Atuação do Cira-MG:
- Força-tarefa contou com Receita Estadual, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Polícia Militar (PMMG) e Polícia Civil (PCMG), apoiados pelo Gaeco-Varginha.
- Nova fase do Cira, chamada Cira 360°, visa ampliar responsabilização da criminalidade corporativa e recuperar ativos desviados.
A operação representa um esforço conjunto das instituições para combater fraudes e garantir a integridade do sistema tributário, seguindo a política pública de combate à sonegação fiscal em Minas Gerais.
Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!
FONTE/CRÉDITOS: SEF-MG