Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quarta-feira, 17 de Julho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Região

Emater-MG lidera projeto de recuperação de solo na Zona da Mata

O projeto visa melhorar a conservação dos recursos naturais em propriedades assistidas

Ronã Guilherme
Por Ronã Guilherme
/ 145 acessos
Emater-MG lidera projeto de recuperação de solo na Zona da Mata
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A conservação do solo e da água se tornou uma prioridade para a Unidade Regional da Emater-MG (Uregi) de Cataguases, em 2024. Sob o projeto "Agricultura Sustentável nas Matas de Minas (Solo e água)", a iniciativa vem colhendo resultados positivos na região, como demonstrado no município de Bicas, onde a família do produtor Aluízio Heleno Ribeiro testemunha a recuperação bem-sucedida de uma área de pastagem anteriormente degradada.

 

O projeto, concebido por profissionais das Uregis de Cataguases, Ponte Nova, Manhuaçu, Viçosa, Muriaé e Juiz de Fora, abrangendo 161 municípios, visa melhorar a conservação dos recursos naturais em propriedades assistidas. A região da Mata de Minas apresenta uma estrutura fundiária predominantemente caracterizada pela agricultura familiar, com atividades pecuárias e de cultivo de café e hortaliças.

Leia Também:

 

A extensionista da Emater-MG, Priscila Dornelas, descreveu o desafio encontrado na propriedade de Aluízio Heleno Ribeiro, onde as pastagens estavam em condições extremamente degradadas. Por meio de técnicas como análise do solo, controle de pragas e uso otimizado de insumos, foi possível recuperar uma área de três hectares do sítio, resultando em pastagens mais saudáveis e produtivas. “A quantidade de calcário recomendada foi aplicada a lanço e mantido em superfície nas áreas sem acesso ao trator. Já onde era possível que o trator percorrer, a terra foi arada e gradeada e o calcário incorporado. Depois foram plantadas as sementes de braquiária”, explicou.

 

Além disso, a cooperativa dos produtores locais tem desempenhado um papel fundamental, possibilitando a compra conjunta de insumos para reduzir custos. O sucesso do projeto incentivou Aluízio e outros produtores a planejar novas etapas de recuperação em suas propriedades.

 

Com o projeto "Agricultura Sustentável nas Matas de Minas (Solo e água)", as Uregis da região têm como objetivo orientar agricultores na recuperação de áreas de produção degradadas em cerca de 1.200 propriedades, contribuindo para práticas agrícolas mais sustentáveis e para a preservação do meio ambiente na Zona da Mata mineira.

 

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!

 

Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!

 

Curta e siga nossas redes sociais.

Comentários:
Ronã Guilherme

Publicado por:

Ronã Guilherme

Aluno do curso de Jornalismo da Universidade Estácio de Sá.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )