Lula está programando visitas ao Egito e à Etiópia nesta semana, como parte de uma estratégia para fortalecer as relações internacionais do Brasil, particularmente com países africanos.
No Egito, as discussões com o presidente Abdul Fatah Khalil Al-Sisi irão abordar não só questões comerciais, mas também a cooperação em meio ao conflito entre Israel e o Hamas. O Brasil deseja ampliar suas exportações para o Egito, incluindo carne bovina, peixes, carne de aves, algodão, gelatina e colágeno. Além disso, está em pauta a possível criação de uma rota aérea entre São Paulo e o Cairo, visando fortalecer os laços comerciais e culturais entre os dois países.
Na Etiópia, Lula participará da Cúpula da União Africana como convidado, o que representa um reconhecimento aos esforços do Brasil em estabelecer vínculos com o continente africano. Embora as relações com a Etiópia ainda estejam em desenvolvimento, o Brasil vê oportunidades significativas de comércio e cooperação econômica, dada a forte expansão econômica do país africano. O governo brasileiro está interessado em ampliar sua presença na Etiópia para beneficiar-se desse mercado em crescimento.