A Secretaria de Educação (SE) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) anuncia o prosseguimento dos Diálogos Afetivos iniciados no primeiro semestre de 2021. Em parceria com o professor da Universidade Federal do ABC (UFABC), Guilherme Brockington, o processo formativo terá continuidade por meio de dois módulos do curso “Cultivo do equilíbrio emocional”, cujas inscrições estarão abertas na próxima semana, e de uma live que será realizada nesta quarta-feira, 1º, às 19h, com o tema “Do que é feita a coragem?”.
Curso “Cultivo do equilíbrio emocional” - Módulo I
Destinado a profissionais das escolas municipais e das instituições educacionais parceiras do município (creches), o módulo I do curso “Cultivo do equilíbrio emocional” será realizado de setembro a novembro. Na formação, serão abordadas práticas contemplativas validadas cientificamente para a produção e a manutenção do bem-estar.
O módulo I do curso tem 20 horas de duração e os oito encontros ocorrerão via Zoom, sempre às quartas-feiras, das 8h30 às 10h30, entre 8 de setembro e 10 de novembro.
Para esta ação formativa, são oferecidas 40 vagas e os interessados devem se inscrever a partir das 9h da próxima segunda-feira, 30, no formulário disponível no link (inscrições abertas enquanto houver vagas disponíveis).
Curso “Cultivo do equilíbrio emocional” - Módulo II
Após uma live de acolhimento a toda a rede municipal de ensino, em março deste ano, na qual foi abordado o papel do equilíbrio emocional em meio à pandemia, o professor Guilherme Brockington acompanhou, no módulo I do curso “Cultivo do equilíbrio emocional”, um grupo de profissionais das escolas municipais e das creches parceiras.
Para esses profissionais, está sendo oferecido o módulo II do curso, com encontros para tratar, de maneira aprofundada, quatro emoções específicas (medo, alegria, raiva e nojo) e seus instrumentos de regulação.
O link para inscrição nesta ação formativa será enviado por e-mail aos profissionais que participaram do módulo I no primeiro semestre deste ano. O módulo II do curso tem 10 horas de duração e os quatro encontros ocorrerão via Zoom, às segundas-feiras, das 8h30 às 10h30, de 13 de setembro e 4 de outubro.
Live “Do que é feita a coragem?”
Na próxima quarta-feira, 1º, às 19h, o professor Guilherme Brockington abordará o tema “Do que é feita a coragem?” em uma live que será transmitida no canal da SE no YouTube. Para esta ação formativa, não há necessidade de inscrição prévia.
Sobre o professor
Guilherme Brockington é físico, com mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química) pela Universidade de São Paulo, investigando a inserção de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, em especial a mecânica quântica. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, durante dois anos ficou sob orientação do neurocientista Antonio Damasio, no Brain and Creativity Institute, onde desenvolveu uma pesquisa sobre os vínculos emocionais com o conhecimento científico. No pós-doutorado, procurou estabelecer links sólidos entre Neurociências e Educação. Lecionou em inúmeros cursos de formação continuada para professores da rede pública e é autor de diversos materiais didáticos. Tem experiência na área de Educação e Ensino de Ciências, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Física Moderna e Contemporânea, ensino de Física Quântica e Teoria da Relatividade, Filosofia da Ciência, Realismo, Transposição Didática, recursos instrucionais para o Ensino de Física, simulações e modelagem. Faz parte do comitê paulista do Brain Bee, a Olimpíada de Neurociências, e tem oferecido cursos e palestras para pais e professores sobre o funcionamento do cérebro. Atualmente tem se dedicado à compreensão dos mecanismos subjacentes aos processos emocionais envolvidos na aprendizagem, utilizando o arcabouço teórico e metodológico das Neurociências para investigar o papel da emoção na construção de conhecimentos científicos e a influência de elementos afetivos nas tomadas de decisão.
O professor Guilherme Brockington é juiz-forano e participou, no mês de março, da abertura oficial da formação dos profissionais da rede municipal de ensino em 2021, abordando o tema "Como você sobreviveu a 2020? O papel do equilíbrio emocional em meio à pandemia". A palestra está disponível no canal da SE no YouTube.
FONTE/CRÉDITOS: Imprensa PJF