Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 20 de Julho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Juiz de Fora

Dia Municipal do Guarda Municipal é marcado pelo trabalho cidadão

Para ser guarda municipal é preciso passar por concurso público e treinamento específico

Redação
Por Redação
/ 369 acessos
Dia Municipal do Guarda Municipal é marcado pelo trabalho cidadão
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Nesta segunda-feira, 26, é comemorado o “Dia Municipal do Guarda Municipal”. A data instituída pela Lei Municipal nº 13.687, em 2018, busca reconhecer o trabalho da mais jovem categoria componente da segurança pública da cidade. Em seus quase 15 anos de atuação, a Guarda Municipal vem se consolidando como órgão de apoio aos serviços municipais, voltado para a proteção preventiva, com foco no princípio da segurança cidadã. 

Somente neste fim de semana, a Guarda esteve empenhada em patrulhamento a mais de 30 áreas diferentes, entre praças, escolas e eventos da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). A equipe de motopatrulhamento deu apoio aos festejos juninos em 11 unidades de educação municipal. Corredor Cultural, Festival de Bandas Novas, Feira Verde, da Pechincha, Parque Municipal, da Lajinha, Museu Mariano Procópio, Morro do Cristo, Pronto Atendimento Infantil, Hospital de Pronto Socorro e Regional Leste foram alguns dos demais pontos cobertos. 

Além do serviço operacional, a instituição investe esforços em ações educativas e preventivas. Seja através de atividades levadas a escolas pelo projeto Guardas no Apoio e Prevenção nas Escolas (Gape) ou na abertura da sua sede à comunidade por meio do projeto Vem pra Guarda, que oferece espaço a atividades físicas para cerca de 120 mulheres inscritas no projeto JF Esporte e Cidadania, da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), na academia da Guarda.       

As ações desenvolvidas pela Guarda Municipal são orientadas pela lógica da “Guarda Cidadã”, que se caracteriza pelas atribuições de proteção municipal preventiva; proteção aos direitos humanos fundamentais; exercício da cidadania e das liberdades públicas; preservação da vida; redução do sofrimento; diminuição das perdas; compromisso com a evolução social da comunidade. Um modelo de segurança cidadã e comunitária, embasado na relação de proximidade com o cidadão. A presença de equipes uniformizadas, a pé ou em viaturas, contribui para que a sensação de segurança nas ruas, serviços e eventos públicos seja ampliada e as pessoas possam usufruir do direito aos espaços de convivência.

O dia 26 de junho foi escolhido como dia comemorativo por ser símbolo de mobilização e conquista para a Guarda Municipal. Nesta data, no ano de 2008, os alunos do curso de formação da Guarda se organizaram e foram à Câmara Municipal para pedir apoio do legislativo em matéria que seria decisiva para a homologação do concurso. Uma ação organizada que demonstrou a essência da corporação no agir pelo coletivo. 

Para ser guarda municipal é preciso passar por concurso público e treinamento específico. O conteúdo do curso de formação inclui disciplinas como Ética, Relações Humanas, Direitos Humanos, Espaço Público, Técnicas e Procedimentos Operacionais, Combate a Incêndios, Noções Básicas de Primeiros Socorros, Gestão Integrada da Segurança Pública, Movimentos Sociais e Atividades Sócio-pedagógicas, entre outras.

Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )