Juiz de Fora conta com 25 pluviômetros destinados a mensurar o volume de chuva em diversas regiões. Com o intuito de promover maior conscientização na comunidade sobre esses dispositivos, a Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) instalou placas informativas nos locais onde os pluviômetros estão posicionados.
Distribuídas em mais de vinte pontos estratégicos, as sinalizações têm como propósito informar à população que a área é monitorada por pluviômetro. Adicionalmente, incluem QR Codes que redirecionam para informações adicionais sobre os equipamentos. Os dados coletados pelos pluviômetros podem ser acessados no site do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
Por meio do site, os residentes têm a oportunidade de visualizar informações transmitidas em tempo real pelos pluviômetros, utilizando o mapa interativo e selecionando "Estações" e, em seguida, "Pluviômetros automáticos". Segundo Eduardo Oliveira, supervisor de mapeamento e monitorização de riscos da Defesa Civil, essas placas desempenham um papel crucial na comunicação com a comunidade.
Os pluviômetros têm a responsabilidade de medir a quantidade de chuva em locais específicos. Equipados com tecnologia de atualização em tempo real, esses dispositivos possibilitam que a Defesa Civil acesse informações cruciais sobre a chuva, incluindo localização e intensidade. Dessa forma, as equipes conseguem agir com maior agilidade e precisão na implementação de medidas para garantir a segurança da população.
Comentários: