Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quarta-feira, 24 de Julho de 2024
rcwtv
rcwtv

Brasil/Mundo

De olho no futuro, aviação aposta em combustíveis sustentáveis para descarbonização do setor

Santos Dumont, que faria 150 anos, fez o mundo olhar para o céu de forma diferente. Brasil segue inovando na aviação, e Instituto SENAI criou combustível a partir da glicerina.

SUA EMPRENSA .
Por SUA EMPRENSA .
/ 294 acessos
De olho no futuro, aviação aposta em combustíveis sustentáveis para descarbonização do setor
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O voo histórico de Alberto Santos Dumont com o 14-Bis, em Paris, fez o mundo olhar para o futuro e para o céu de forma diferente. Desde o feito histórico do “Pai da Aviação”, que celebraria 150 anos em 20 de julho, o Brasil seguiu inovando na aviação e, hoje, busca desenvolver combustíveis de aviação sustentável, a exemplo do biodisel – outra conquista com selo brasileiro.

Existe Combustível de Aviação Sustentável?

Sim, existe! O combustível de aviação sustentável (SAF) tem se mostrado a aposta de diversas empresas para acelerar a descarbonização do setor aéreo. A partir de 2027, aviões que não compensarem suas emissões de gases do efeito estufa (GEE) por meio da compra de créditos de carbono ou do uso de uma mistura mínima de SAF, não poderão voar entre diversos destinos internacionais.

Leia Também:

Além da meta de 2027, as 290 companhias dos 120 países integrantes da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA) enfrentam o desafio de reduzir gradualmente a emissão líquida de dióxido de carbono (CO2) da aviação comercial até 2050, tornando os voos neutros em carbono; e, antes mesmo de 2050, devem atender a uma resolução da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO), uma agência das Nações Unidas, que estabelece a estabilização das emissões GEE do setor nos patamares observados em 2019.

Rumo à Descarbonização: O Potencial do SAF

Frente ao desafio de descarbonização, o Brasil possui o potencial de se tornar um dos principais produtores mundiais de SAF, utilizando sua expertise em Economia de baixo carbono e Energia renovável. O uso de biomassa, como resíduos florestais e óleos vegetais, tem se mostrado uma das principais fontes para a produção de SAF no país. Além disso, o Hidrogênio Verde, produzido através de energia renovável pela eletrólise da água, emerge como uma alternativa limpa e sustentável para o setor aéreo.

ESG na Indústria Aérea: A Necessidade de Sustentabilidade

Para alcançar uma indústria mais sustentável, o conceito ESG (Environmental, Social, and Governance) tem se destacado, trazendo a necessidade de considerar critérios ambientais, sociais e de governança na tomada de decisões e investimentos. A busca por uma aviação sustentável está alinhada com esses princípios, buscando minimizar impactos ambientais, promover a inclusão social e adotar boas práticas de governança corporativa.

Contribuindo para um Futuro Sustentável

As iniciativas para desenvolver combustíveis de aviação sustentável, como o SAF, e a adoção de práticas de ESG na indústria aérea são fundamentais para alcançar uma economia de baixo carbono e contribuir com a preservação do meio ambiente. Com pesquisa e investimentos em energias renováveis, o Brasil pode desempenhar um papel crucial na corrida pela descarbonização do setor aéreo, honrando o legado de Santos Dumont e seguindo rumo a uma aviação mais sustentável e responsável. O futuro da aviação está nos céus, e também no compromisso com a sustentabilidade.

Comentários:
SUA EMPRENSA .

Publicado por:

SUA EMPRENSA .

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )