A Polícia Civil de Minas gerais (PCMG) apreendeu, nesta sexta-feira (12), um adolescente de 16 anos por atos infracionais análogos à associação criminosa e à estupro de vulnerável . O menor era investigado pelas autoridades por pertencer a uma quadrilha que pratica crimes virtuais e ameaças na plataforma Discord, um ambiente virtual comumente utilizado por gamers.
De acordo com o apurado, a quadrilha se valia da confiança das vítimas, que muitas das vezes se encontraram em situação de problemas emocionais e de se socializar, para obter conteúdo sensível à divulgação. Após a posse dos conteúdos pessoais, a quadrilha passava a chantagear e ameaçar as vítimas.
Os Crimes
Em coletiva de imprensa, os delegados de polícia, Adriano Assunção Moreira, Cristiana Angelini, Ângelo Ramalho e inspetor Leonardo Fraga, relataram a gravidade dos crimes cometidos pelo grupo. De acordo com o delegado Ângelo Ramalho, uma das vítimas, que à época tinha 13 anos, era constantemente coagida a se auto mutilar, a praticar atos sexuais com o próprio cachorro e a causar danos físicos ao animal. Além de se cortar e escrever o nome do grupo criminoso com canivete em partes do corpo, a menor era submetida a diversas situações de humilhação para os membros do grupo do suspeito.
A polícia destaca a importância de trazer o tema ao conhecimento da sociedade a fim de alertar os pais sobre o ambiente virtual que seus filhos acessam e evitar que mais vítimas sejam feitas por quadrilhas dessa modalidade. É ressaltado, também, que vítimas desses crimes costumam ficar com sequelas emocionais e físicas decorridas do grave abuso e ameaça diária.
O menor segue apreendido, assim como todo o material que a PCMG recolheu de sua residência.
Para se manter informado sobre as principais notícias que movimentam o nosso site, participe do nosso grupo no Whatsapp e receba as notícias da RCWTV diretamente no seu celular: grupo do Whatsapp.
Comentários: