Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2024
rcwtv
rcwtv

Giro de Notícias

Créditos tributários podem fortalecer o caixa das empresas

Contribuinte pode cometer erros e fazer pagamentos indevidos, sendo possível requerer do governo esses valores

A Notícia em Primeira Mão .
Por A Notícia em Primeira Mão .
Créditos tributários podem fortalecer o caixa das empresas
Recuperação de crédito tributário pode fortalecer o fluxo de caixa
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Embora esteja em curso no Congresso Nacional uma reforma, o atual sistema tributário brasileiro, com suas complexidades e burocracias impactam excessivamente as empresas, sendo que em muitos casos essa realidade diminui consideravelmente sua competitividade no comércio exterior.

Considerando todos os impostos, sejam eles federais, estaduais e municipais, além das taxas e contribuições, o Brasil tem atualmente mais de 90 tributos vigentes, sendo os mais conhecidos os federais IPI, PIS e Cofins, o estadual ICMS e o municipal ISS.

“Em razão desse volume de impostos, taxas e contribuições diversas, o contribuinte pode cometer erros e fazer pagamentos indevidos, em duplicidade, sendo possível através da recuperação de crédito tributário requerer do governo esses valores”, explica Angel Ardanaz, advogado na Ardanaz Sociedade de Advogados e Professor Universitário nas disciplinas de Direito Empresarial e Direito Tributário.

Publicidade

Leia Também:

A recuperação de crédito tributário é um direito que cabe a todas as empresas, independentemente do seu ramo de atividade e do seu porte, sejam elas pequenas, médias ou grandes.

Se houve pagamentos além do que é devido, seja por erro na apuração ou por desconhecimento dos direitos tributários que possuem, as empresas podem reaver os valores gastos indevidamente com tributos para fortalecer o seu fluxo de caixa.

Recuperação de crédito tributário: passo a passo

Embora atualmente o número de tributos no Brasil seja alto, nem todos são passíveis de recuperação de crédito. Por esse motivo é recomendável contar com o apoio profissional.

O primeiro passo para a empresa solicitar a recuperação de crédito tributário é saber que pagou valores de impostos indevidos e fazer o respectivo requerimento. Caso a empresa não perceba que fez pagamentos de valores indevidos, eles não serão informados pelo governo.

Para iniciar a identificação de valores de tributos pagos indevidamente, a empresa precisa organizar suas declarações tributárias, notas fiscais emitidas e recebidas, folhas de pagamento, entre outros documentos fiscais.

“A partir dessas providências e após uma análise, caso seja identificando valores de tributos pagos a mais e, dependendo do tipo de tributo, é acionada a Receita Federal, a Secretaria da Fazenda do Estado ou a Secretaria da Fazenda do Município com o requerimento dos valores”, informa Ardanaz.

Após a análise da Receita Federal, da Secretaria da Fazenda do Estado ou da Secretaria da Fazenda do Município e confirmado que a empresa tem créditos, os valores podem ser devolvidos de duas formas.

A devolução por restituição acontece quando a empresa recebe os valores pagos a mais em dinheiro, depositados em sua conta corrente. Já a devolução por compensação gera um crédito que poderá ser utilizado para abater outros tributos.



Website: https://ardanazsa.adv.br/
FONTE/CRÉDITOS: DINO
Comentários:
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )