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Quinta-feira, 18 de Julho de 2024
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Marketing Digital

Conteúdo relevante: pilar do inbound marketing

Conteúdo relevante é uma estratégia fundamental nos dias de hoje, tanto é que ficou conhecida como Marketing de Conteúdo, um dos pilares do Inbound Marketing.

Guia de Investimento
Por Guia de Investimento
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Conteúdo relevante: pilar do inbound marketing
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Conteúdo relevante é uma estratégia fundamental nos dias de hoje, tanto é que ficou conhecida como Marketing de Conteúdo, um dos pilares do Inbound Marketing.

No início, quando essa estratégia ainda era uma novidade, era muito mais fácil para as empresas criar materiais na internet, pois bastava criar um texto para que a organização tivesse mais visibilidade.

Ao longo do tempo, essa estratégia se popularizou e várias organizações acabaram aderindo. Isso fez com que os usuários ficassem mais criteriosos em relação aos conteúdos consumidos na web.

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As pessoas estão em busca de materiais realmente relevantes, e é justamente por isso que as organizações precisam ir além da produção de conteúdo e trabalhar esses materiais por meio de técnicas de SEO (Search Engine Optimization).

Por meio dessa otimização, tanto os materiais quanto a página em si se tornam mais relevantes para os mecanismos de pesquisa e para os próprios usuários. Mas além do SEO, existem outras ações que devem ser trabalhadas.

Para esclarecer o assunto, este artigo vai explicar o que é conteúdo relevante, como gerar conteúdo relevante, quais são os benefícios do marketing de conteúdo, mostrar os pilares do Inbound Marketing e como produzir conteúdo relevante.

O que é conteúdo relevante?

Como o próprio nome sugere, conteúdo relevante é um material interessante e que consegue se destacar entre os demais, atraindo a atenção de uma quantidade considerável de usuários.

Ele aborda o assunto de maneira completa, trazendo informação e conhecimento para o público. Também pode variar seu formato, sendo que os mais comuns são:

Texto;

Vídeo;

Imagem;

Áudio;

Infográfico.

Para que o conteúdo seja realmente relevante e interessante para o usuário, uma empresa de aluguel de máquinas de café precisa produzir materiais que impressionam o público e estimulam o compartilhamento.

O objetivo desse material pode ser abordar um assunto de maneira aprofundada, direcioná-lo para um público específico e expor para o consumidor que a marca é líder em seu segmento e a melhor opção em produtos e serviços.

As informações são verídicas e todo o material é baseado em fontes confiáveis, usando links de pesquisa. Ao final da leitura, o usuário consegue aplicar o que leu, por se tratar de um material fácil de compreender.

Como gerar conteúdo relevante?

Para gerar conteúdo realmente relevante, primeiro a empresa precisa se colocar no lugar do usuário que está buscando informações na internet.

Geralmente, as pessoas entram no Google e procuram aquilo que precisam, mas a quantidade de resultados é muito grande, por conta da imensa gama de conteúdos na internet.

Tendo em vista que existe muita competitividade para impactar o usuário, é necessário pensar em maneiras de destacar o material. Isso porque de nada adianta fazer com que o indivíduo vá até o site, ele precisa também se interessar pelas publicações.

Uma oficina de funilaria e pintura perto de mim também precisa se atentar ao que o público consome, pois esses materiais podem assumir diferentes formatos, como mostrado anteriormente.

A variação é fundamental porque algumas pessoas preferem textos, outras gostam mais de vídeos, alguns usuários costumam acompanhar transmissões ao vivo, entre outras preferências.

Realmente gerar valor para o usuário, o material deve estar vinculado no formato correto, e na hora de fazer essa escolha, basta entender e conhecer um pouco mais o público-alvo, bem como seus padrões de consumo.

Outro ponto fundamental é saber manter o nível do conteúdo, pois a internet está repleta de fontes de informação para os usuários. Se alguém não encontrar o que procura em um site, com certeza vai encontrar em outro.

Além disso, se o visitante não gostar do que leu ou achar que o material está incompleto, pode recorrer ao canal do concorrente para esclarecer suas dúvidas.

Benefícios do marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia que traz inúmeros benefícios para as empresas, e uma delas é sua capacidade de aumentar o tráfego do site.

Se alguém pesquisar, por exemplo, sobre preço instalação insulfilm automotivo, vai clicar nas primeiras opções que aparecerem no buscador. Reproduzir materiais relevantes é a melhor forma de aparecer na primeira página, e assim ser encontrado facilmente.

Isso acaba aumentando a quantidade de visitas, o que melhora consideravelmente o tráfego da plataforma. Mas além disso, materiais bem elaborados também geram brand awareness, portanto, e levam o reconhecimento da marca.

Isso é muito importante porque as pessoas preferem comprar com empresas familiares e de confiança, além disso, também costumam se engajar muito mais com os negócios que promovem um relacionamento próximo e constante com os clientes.

Por conta de seus conteúdos, a marca sempre estará em contato com os usuários, o que naturalmente aumenta o engajamento. Mais do que isso, a estratégia ajuda a educar o mercado, esclarecendo as dúvidas dos clientes e ensinando o que precisam saber.

Uma pessoa só vai comprar pão de batata congelado se realmente souber do que se trata esse produto, e nada melhor do que o marketing de conteúdo para levar essas informações para os consumidores.

Pilares do Inbound Marketing

Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração, é uma estratégia voltada para a atração de clientes e potenciais clientes, e para cumprir seu papel, se baseia nos seguintes pilares:

Marketing de conteúdo;

Materiais ricos;

Personalização de campanha;

Automação de marketing.

O marketing de conteúdo é uma estratégia que visa agregar autoridade à marca, fazer com que a empresa se torne referência em seu segmento, nutrir leads, manter o público informado e converter em vendas.

Os materiais ricos colaboram com a conversão de leads em diferentes etapas do funil de vendas, além de estabelecerem um contato mais próximo com o consumidor.

Inbound Marketing também diz respeito à personalização da campanha, fazendo com que ela realmente represente o negócio esteja de acordo com as necessidades do público-alvo.

Um fabricante de placas de inauguração em aço inox também precisa automatizar suas estratégias, por meio de ferramentas e plataformas específicas, que vão facilitar o processo e ainda permitir o monitoramento dos resultados.

Como escrever conteúdo relevante?

Para produzir conteúdo relevante, a empresa deve seguir algumas práticas fundamentais, e entre elas estão:

Definir o público-alvo

Definir o público-alvo é necessário para que os materiais possam impactar as pessoas certas e trazer os resultados esperados. Com base na audiência do negócio, também é possível criar a persona.

A persona é um personagem semi fictício que representa o cliente ideal, baseando-se nas necessidades e interesses de quem já compra com a empresa.

Com base nas características dessas pessoas, vai ficar muito mais fácil produzir conteúdo relevante e impactante.

Determinar a pauta

Uma clínica especializada em tratamento natural para autismo infantil pode usar o Google para encontrar palavras-chave pesquisadas pelo público-alvo e que podem trazer uma direção sobre as pautas que devem ser abordadas.

As palavras-chave mostram os termos pesquisados pelos usuários, portanto, também dizem muito sobre o assunto de interesse do público.

Procurar boas referências

Buscar referências é fundamental para embasar o material, mas isso não significa copiar os textos da internet. O ideal é investigar sobre o modo como as pessoas tratam o assunto e a maneira como os concorrentes falam sobre ele.

É claro que o negócio pode usar seu próprio conhecimento para elaborar os conteúdos, mas as referências, principalmente quando envolvem pesquisas e dados, reforçam a confiabilidade e a credibilidade do material.

Colocar-se no lugar da audiência

Uma oficina auto elétrica precisa se colocar no lugar de sua audiência para entender o momento do visitante e enviar uma mensagem certeira para as pessoas.

Adotar uma linguagem intimista e pessoal ajuda a acolher o usuário psicologicamente, fazendo com que ele se torne mais receptivo.

Não focar apenas no SEO

Embora as estratégias de otimização sejam muito importantes para o sucesso da empresa, não devem ser colocadas acima de qualquer outro objetivo.

Estar bem posicionado nos buscadores é o desejo de qualquer marca, mas o foco da organização não deve ser agradar o buscador antes de agradar o usuário. Em outras palavras, o foco da estratégia deve ser o visitante.

Um fabricante de vidro comum 4mm publica conteúdos em seu blog para as pessoas, mas pode criar conteúdos que vão agradar tanto os buscadores quanto os usuários.

A otimização é um processo essencial, mas a audiência da marca está acima de qualquer coisa, e só será possível criar bons materiais se a organização se concentrar mais nas pessoas e menos nos algoritmos do Google.

Considerações finais

Na era da informação, as pessoas estão sempre procurando conhecimento sobre os mais variados assuntos.

Isso inclui os produtos e serviços que compram ou desejam comprar, por isso, as empresas precisam acompanhar essa demanda.

Os materiais produzidos devem ser de qualidade e relevância, abordando assuntos interessantes para o público e relacionados com o segmento de atuação.

Ao longo do tempo, isso vai construir uma imagem positiva no mercado de atuação, fazendo com que o negócio seja lembrado como referência naquilo que faz.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

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