Aguarde, carregando...

Sábado, 15 de Agosto 2026
Juiz de Fora

Conselho Municipal de Segurança busca ampliação de participação popular

Foram criadas as comissões de Participação Popular, de Pesquisa e Produção de Inteligência e de Finanças

Geraldo Gomes
Por Geraldo Gomes
Conselho Municipal de Segurança busca ampliação de participação popular
Assessoria PJF
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Conselho Municipal de Segurança Urbana e Cidadania (Comsuc), em sua reunião ordinária do mês de abril, realizada nesta quinta-feira, 8, aprovou a criação de comissões temáticas para dinamizar o andamento de discussões e propostas de trabalho relativas a cada tema. Foram criadas as comissões de Participação Popular, de Pesquisa e Produção de Inteligência e de Finanças.

Atualmente, o Conselho conta com a participação de 30 conselheiros, representantes de organizações da sociedade civil, profissionais de segurança pública, órgãos de defesa dos direitos humanos, veículos de comunicação, associação de moradores e especialistas em segurança pública, além de setores do poder público municipal. A criação de uma comissão de participação popular busca estimular o envolvimento de novos atores no processo de construção democrática de políticas públicas de segurança para o município.

Considerada pelo Comsuc como condição para a legitimação de decisões, a participação popular também é um dos pontos centrais da administração municipal, que vem abrindo várias frentes de diálogo com a comunidade, a fim de trazer a percepção e o anseio do cidadão para as ações do executivo. “Quando a população se apresenta é muito salutar. Ela tem a oportunidade de apontar as reais necessidades do município. E queremos cada vez mais dar espaço à pluralidade de ideias, dentro desse ambiente legítimo de proposição que é o Conselho Municipal de Segurança”, reforça o presidente do conselho e secretário de Segurança Urbana e Cidadania, Tadeu David.

Outra comissão criada foi a de Pesquisa e Produção de Inteligência. Sua finalidade é fomentar a produção de conhecimento acerca do fenômeno da violência em Juiz de Fora. O tema é um dos pontos centrais para o desenvolvimento de políticas públicas para o setor. Quanto a esse aspecto, o presidente do Comsuc informou que já realizou visita a todos os comandos das forças de segurança de Juiz de Fora, juntamente com o comandante da Guarda Municipal, estabelecendo contato para a viabilização da produção de inteligência integrada.

Por fim, também foi criada a comissão de Acompanhamento da Aplicação dos Recursos do Fundo Municipal de Segurança Urbana e Cidadania (CAAR-FUMSUC), cuja previsão consta no regimento interno do Conselho.

O Comsuc é órgão colegiado permanente, de competência consultiva, sugestiva e de acompanhamento das atividades de segurança pública e defesa social no âmbito do Município. Sua criação cumpre o papel de instância de participação popular nas decisões do setor, estabelecendo um marco histórico no município.

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria PJF
Geraldo Gomes

Publicado por:

Geraldo Gomes

Fundador, diretor e presidente do Portal de notícias RCWTV. Trabalhou na TVE, TV pública de Juiz de Fora, como diretor de imagem, e depois empreendeu no ramo de eventos evangélicos com a empresa Gospel Videos. Mais tarde fundou a RCWTV, inicialmente...

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR