Na noite de terça-feira (16), o Teatro Paschoal Carlos Magno foi palco da posse de 104 conselheiros municipais de saúde e suplentes, eleitos para o biênio 2024-2026. O Conselho Municipal de Saúde de Juiz de Fora (CMS) é um órgão vinculado à Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), responsável por deliberar, normatizar e fiscalizar o Sistema Único de Saúde (SUS) no município.
A prefeita Margarida Salomão enfatizou a importância da participação popular no processo de escolha dos conselheiros, ressaltando o papel fundamental desempenhado por eles na ligação entre a comunidade e o governo. “É um importante trabalho de ligação entre a comunidade e o governo”, afirmou a prefeita.
Para a prefeita, a representação popular no SUS é essencial para garantir a autonomia e a cidadania, conforme previsto na lei que fundamenta o sistema. “Quero desejar a vocês uma representação muito vigorosa, ligada às suas comunidades, muito democrática e combativa, porque um processo de representação popular como este é para que haja autonomia, cidadania, e para que haja, de fato, aquilo que a lei do SUS na sua origem contempla como um fundamento: que a saúde pública tem como uma de suas condições fundamentais a participação popular”, destacou Margarida.
O secretário de Saúde, Ivan Chebli, elogiou a história de participação social na cidade, desde o Fórum Popular de Saúde nos anos 1990 até os dias atuais, com a instalação do Conselho Municipal de Saúde. “Parabéns a todos e a todas”, expressou o secretário.
A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Regina Célia, reforçou a importância da continuidade do trabalho do órgão na fiscalização e no acompanhamento das políticas de saúde. “O Conselho é uma luta constante, é um fiscalizador permanente”, afirmou Regina.
O vereador Vagner de Oliveira, representante da Câmara Municipal de Juiz de Fora, destacou o compromisso cumprido pela prefeita Margarida Salomão com a instalação do Pronto Atendimento Nordeste 24h.
“Antes de me dirigir ao Conselho, eu quero falar da prefeita. Eu me recordo quando nós assumimos um compromisso da implantação do Pronto Atendimento de urgência e emergência da Região Nordeste que muitos duvidavam que aquilo sairia. E hoje é uma ação que a gente reconhece que ela atendeu 100% de Juiz de Fora. O conselho hoje que está aqui assumindo vai ter esse poder de fiscalizar as nossas ações de aprovar, de sugerir aos agentes políticos as ações a serem desenvolvidas em cada região, em cada um dos bairros que os senhores aqui representam”.
Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!
Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!
Curta e siga nossas redes sociais.