Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sexta-feira, 29 de Marco de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Juiz de Fora

Colorindo o Habitar: encontro reúne moradores do Esplanada para discutir projeto

O projeto prevê a construção de uma macro mural com pintura das fachadas de moradias e vielas e intervenções no escadão do bairro

Redação
Por Redação
Colorindo o Habitar: encontro reúne moradores do Esplanada para discutir projeto
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Nesta terça-feira, 2, foi realizado um encontro com os moradores do Esplanada a fim de debater as próximas dinâmicas para o projeto Colorindo o Habitar. A reunião contou com a presença do grupo de trabalho intersetorial do projeto coordenado pela Secretaria de Governo (SG) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). 

 

O Colorindo o Habitar prevê a construção de uma macro mural com pintura das fachadas de moradias e vielas e intervenções no escadão do bairro. O projeto é uma idealização da secretária de Governo, Cidinha Louzada, que busca ressignificar e, também, gerar sensação de pertencimento para a comunidade do Esplanada. Além disso, o projeto ocorre com a segunda etapa, que é a revitalização do escadão que dá acesso às habitações. Em 21 de julho, o escadão já recebeu iluminação de LED e, em breve, também serão realizados outros serviços de zeladoria e melhoria, como a implantação de guarda-corpo, colocação de suporte para lixeiras e capina.

Publicidade

Leia Também:

 

As dinâmicas participativas são importantes, uma vez que revelam relações afetivas positivas e negativas da população com o lugar, assim, gerando percepções das necessidades e anseios em relação ao projeto. Um cronograma com as próximas ações já foi proposto para diversos núcleos da comunidade. Os jovens poderão participar de roda de conversa com o projeto “Fala ae, juventude” da SEDH e assistir apresentação do Coletivo Vozes da Rua com breaking. Já os adultos terão um bate papo através da iniciativa “Dedo de Prosa” promovido pela Funalfa; as mulheres terão conversas sobre suas vivências no espaço; o diálogo com Pessoas com Deficiências (PcD) vai debater assuntos acerca de acessibilidade; já os idosos participarão de atividade de resgate de memória. Em 9 de julho, as crianças participaram de dinâmicas interativas com desenhos, roda de conversa e brincadeiras. 

 

A subsecretária de Governo e coordenadora do projeto, Júlia Daibert, destaca a importância da construção coletiva de todo o processo. “A participação popular nas tomadas de decisões é fundamental para o sucesso da iniciativa. Além de ser uma intervenção artística, existe um propósito social e cultural impactante. Desse modo, a realização de dinâmicas são essenciais para que o projeto represente através do compartilhamento das vivências do local, para que assim, o Colorindo o Habitar seja feito com e para todos e todas da comunidade”, explica. 

 

A ação conta com a participação de representantes da Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav); da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc); da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa); da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH); da Secretaria de Comunicação (Secom); da Secretaria de Planejamento Urbano (Sepur); da Companhia Municipal de Habilitação e Inclusão Produtiva (EmCasa); da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama); da Secretaria de Fazenda (SF); e da Procuradoria Geral de Município (PGM). A iniciativa também conta com apoio dos voluntários: Associação de Pintores, Engenheiros Sem Fronteiras e  X-Lab e parceria com a Atlas Ferramentas.

 

O Colorindo o Habitar também conta com uma Comissão constituída por moradores do Esplanada. Martilene da Silva Azevedo, que integra a Comissão, destaca a importância do projeto para a comunidade. “O Colorindo o Habitar vai mudar a nossa história, o nosso bairro e a nossa vida. A partir do desenvolvimento desse projeto, as pessoas vão mudar o olhar sobre o nosso bairro. O momento de alegrar o nosso bairro chegou”, relata.

Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )