Aguarde, carregando...

Segunda-feira, 17 de Agosto 2026
Região

Cesama destaca serviços prestados em primeiros cem dias da nova gestão

As ações foram realizadas nesta terça (13)

Geraldo Gomes
Por Geraldo Gomes
Cesama destaca serviços prestados em primeiros cem dias da nova gestão
Assessoria PJF
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A inauguração da subadutora Engenheiro e Professor José Roosevelt Pereira e o anúncio da retomada das obras de despoluição do Rio Paraibuna, feitos na terça-feira, 13, pela prefeita Margarida Salomão, fazem parte das ações realizadas pela administração por meio da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) nestes cem primeiros dias de gestão. Outra importante iniciativa é a contratação de empresa de engenharia que irá desenvolver um estudo de controle de cheias com as barragens existentes no córrego São Pedro. O edital já foi publicado e a licitação está marcada para o próximo dia 23.

Para o diretor-presidente da Cesama, Júlio César Teixeira, as ações representam um importante investimento na área de saneamento da cidade. “Com a inauguração da subadutora, o sistema de abastecimento da Cidade Alta será reforçado, trazendo mais conforto para a população local. Já a retomada das obras de despoluição do Rio Paraibuna é uma das prioridades do governo da prefeita Margarida Salomão, cujo grande desafio é garantir a condição aeróbia do rio, ou seja, o retorno do oxigênio ao curso d’água, recuperando a vida desse ecossistema”.

Sobre o estudo de controle de cheias, o diretor explica que, com o crescimento acentuado da Cidade Alta, em particular do bairro São Pedro, e as diversas construções realizadas no local, houve uma impermeabilização do solo bastante significativa. “Com isso, a chuva escoa e cai no córrego São Pedro, que tem tido a vazão muito aumentada nos períodos chuvosos, que acontecem entre outubro e março em Juiz de Fora. O projeto prevê a execução de várias barragens ou bacias de retenção, para que essa água fique retida e seja liberada lentamente, reduzindo os transtornos para os bairros Vale do Ipê, Democrata e Mariano Procópio”.

Além dessas ações, a companhia garantiu a suspensão dos cortes de água para inadimplentes das categorias residencial e social durante 90 dias, atendendo ao Decreto 14.427, assinado pela prefeita em 25 de março. A medida foi tomada em razão da pandemia e da situação socioeconômica da população, evitando que aqueles que não têm condições de pagar sua conta fiquem sem abastecimento.

Cem dias em números

Durante os cem primeiros dias de gestão, a Cesama também remodelou 1.551 metros de tubulações de esgoto, efetuando a separação entre o efluente e águas pluviais. Desta forma, o esgoto coletado pode ser encaminhado para as unidades de tratamento. Na área de manutenção, a companhia realizou quase seis mil serviços nos sistemas de água e esgoto. Foram 3.366 reparos em redes e ramais de água, 2.475 em redes e ramais de esgoto e 104 erosões executadas.

Os números de atendimentos virtuais feitos durante o período, por meio de WhatsApp, Telegram e e-mail chegaram a 39.710. Os atendimentos presenciais agendados, quando estritamente necessários, somaram 1.499. Atualmente, esse serviço está suspenso devido à Onda Roxa adotada no município.

Balanço

- Inauguração da subadutora Engenheiro e Professor José Roosevelt Pereira;
- retomada das obras de despoluição do Rio Paraibuna;
- edital para contratação de estudos sobre controle de cheias com as barragens existentes no córrego São Pedro;
- suspensão no corte de fornecimento de água para inadimplentes das categorias social e residencial durante 90 dias;
- 1.551 metros de redes de esgoto remodeladas;
- 3.366 serviços em redes e ramais de água;
- 2.475 serviços em redes e ramais de esgoto;
- 104 erosões executadas;
- 39.710 atendimentos virtuais realizados.

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria PJF
Geraldo Gomes

Publicado por:

Geraldo Gomes

Fundador, diretor e presidente do Portal de notícias RCWTV. Trabalhou na TVE, TV pública de Juiz de Fora, como diretor de imagem, e depois empreendeu no ramo de eventos evangélicos com a empresa Gospel Videos. Mais tarde fundou a RCWTV, inicialmente...

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR