Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quinta-feira, 28 de Marco de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Cultura e Entretenimento

Ceres Azevedo aponta ser preciso se posicionar para conquistar espaço no mercado de trabalho após os 50 anos

Atualmente pessoas acima dos 50 anos mostram que querem se manter produtivas

SUA EMPRENSA .
Por SUA EMPRENSA .
Ceres Azevedo aponta ser preciso se posicionar para conquistar espaço no mercado de trabalho após os 50 anos
Foto: Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A influenciadora digital afirma que apesar das dificuldades de se realocar no mercado de trabalho ao atingir a maturidade, é possível conquistar espaço e continuar produtivo

Em menos de 40 anos, a população brasileira terá um maior percentual de pessoas consideradas idosas do que de jovens segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com a mudança na configuração demográfica, além do aumento da expectativa de vida do brasileiro, o mercado de trabalho é uma das áreas que mais terá que se adaptar ao novo cenário.

Se há algumas décadas o normal era buscar pela aposentadoria, atualmente pessoas acima dos 50 anos mostram que querem se manter produtivas e exercer um papel social além da idade estabelecida. Um levantamento da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia conseguiu desenhar bem a mudança de comportamento — o índice de trabalhadores formais com mais de 65 anos cresceu 43% entre 2013 e 2017.

Leia Também:

Apesar dos números, as pessoas mais velhas ainda esbarram em preconceitos sociais e costumam ser as mais prejudicadas em momentos de crise. Se manter no emprego é um desafio, mas mudar de carreira após anos de dedicação parece quase impossível, mas não é.

 O processo de mudança de carreira da influenciadora Ceres Azevedo após  os 50 anos foi difícil e doloroso, após a descoberta de uma doença autoimune e que lhe causava muitas dores ela precisou se reinventar e deixar a cozinha, onde trabalhava há 18 anos como dona de café e promotora de jantares e coquetéis.

“Não tinha mais condições de ficar na linha de frente, então tive que abdicar da minha profissão, o que foi muito desafiador, principalmente por eu estar na faixa dos 50 anos. Como os meus filhos trabalham no mercado virtual, vimos a área como uma alternativa e gradualmente eles foram me introduzindo. No início pensamos em montar um blog de gastronomia, mas acabei me encontrando na área de moda, beleza e autocuidado. Todo dia é um aprendizado”, comenta ela.

Segundo a influenciadora, além de um maior acolhimento das empresas com relação aos profissionais mais jovens, as pessoas acima dos 50 anos precisam mudar a postura para conseguir sobreviver no mercado, o que implica muitas vezes em ser realocado para outra área.

“O maior problema que vejo é que quando as pessoas envelhecem há uma grande dificuldade de se posicionar profissionalmente. Mesmo com o mundo mudando, é necessário se colocar diante do fator idade e das imitações que ele pode trazer, mas usar isso como uma maneira de se mostrar ainda mais ativa e produtiva, focando em possibilidades, no que é possível fazer”, argumenta.

A influenciadora chama atenção que esse público profissional, em especial as mulheres, tem muito medo de tentar algo por se achar maduro demais para isso. “É o receio de enfrentar um novo caminho e não conseguir ter sucesso em uma nova empreitada e penso que é isso que faz com que elas acabem se acomodando e ficando estagnadas”, diz Ceres Azevedo.

Para encarar esse processo com sabedoria e resiliência, é preciso reaprender a olhar o mundo com outros olhos. “Não é porque você possui mais de 50, 60, 70 anos que não há nada a aprender. Quando você chega nessa fase, com mais idade, é justamente quando seu olhar deve se voltar para novas possibilidades. Esse é um processo que requer autoconhecimento, olhar para si. Mais uma vez, isso também provoca medo, e muitas mulheres acabam se estagnado se fechando, desperdiçando  oportunidades de buscar novas possibilidades”, analisa.

“Vejo que há espaço, mesmo que limitado, para atender profissionais nessa faixa etária. Não é fácil, mas também depende do posicionamento, de acreditar na própria capacidade e se colocar como uma pessoa aberta para novos projetos. É mais que possível se reinventar profissionalmente após os 50 anos e para provar isso não apenas para o mercado de trabalho como também para a sociedade, exemplos positivos precisam ser cada vez mais divulgados para inspirar”, diz a influenciadora.

Comentários:
SUA EMPRENSA .

Publicado por:

SUA EMPRENSA .

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )