No próximo sábado, 25 de maio, será celebrado o Dia Nacional da Adoção, e para destacar a importância da data, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) organizará uma caminhada na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para dar visibilidade ao tema. O ponto de encontro será às 9h no bicicletário do campus. A iniciativa é da organização da sociedade civil "Gerados em Amor", um grupo de apoio à adoção, e conta com o apoio da Secretaria de Assistência Social (SAS).
Maria Cláudia Dutra, gerente da proteção especial da SAS, explica que o objetivo do evento é destacar o tema da adoção e convidar a sociedade para discutir a questão de forma ampla. “A ideia é conscientizar sobre a importância de assegurar o direito das crianças e adolescentes à convivência familiar, principalmente para aqueles maiores de 7 anos”.
De acordo com dados da SAS, Juiz de Fora possui atualmente 116 crianças e adolescentes abrigados em casas de acolhimento na cidade e 15 no programa Família Acolhedora. A Prefeitura tem trabalhado para reduzir o tempo de permanência nas casas de acolhimento. Uma das alternativas é o programa Família Acolhedora, que visa acolher temporariamente essas crianças e adolescentes em lares, proporcionando uma atenção familiar mais individualizada com mais afeto, amor e orientação.
Gerados em Amor
Há sete anos, Ana Borges fundou o grupo de apoio à adoção "Gerados em Amor". Com mais de 80 participantes, o grupo serve como um espaço de troca de experiências entre familiares sobre todo o processo de adoção, que ainda é pouco conhecido. “Existem três fases: a da habilitação, a da guarda e a da filiação. Elas podem ser sofridas e gerar muita ansiedade. O grupo vem para essa troca de experiências e para oferecer suporte”. O grupo pode ser contatado através do WhatsApp pelo número (32) 98409-0314.
Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!
Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!
Curta e siga nossas redes sociais.
Comentários: