A Câmara dos Deputados, através da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, abriu o prazo para indicações de candidaturas ao Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós 2024. Este diploma homenageia mulheres que se destacaram na promoção do pleno exercício da cidadania, na defesa dos direitos da mulher e nas questões de gênero no Brasil.
Cada parlamentar pode indicar uma candidata até o dia 28 de junho. A entrega do diploma ocorrerá em uma sessão solene no dia 26 de novembro. As indicações devem destacar mulheres que, através de suas ações e trajetórias, contribuíram significativamente para a defesa e a promoção dos direitos femininos no país.
Carlota Pereira de Queirós: Primeira Deputada Brasileira
Carlota Pereira de Queirós (1892-1982) não foi apenas uma política pioneira, mas também médica, escritora e pedagoga. Ela fez história ao se tornar a primeira mulher brasileira a votar e a ser eleita deputada federal, representando o estado de São Paulo em 1934.
Durante seu mandato na Assembleia Nacional Constituinte (1934-1935), Carlota foi uma voz ativa na defesa dos direitos das mulheres e crianças. Ela promoveu melhorias educacionais e publicou vários trabalhos em defesa das mulheres brasileiras. Seu mandato foi interrompido pelo golpe de 1937, quando o presidente Getúlio Vargas fechou o Congresso.
Mais Informações
Para mais detalhes sobre o processo de indicação e o evento, os interessados podem acessar a página oficial do evento no site da Câmara dos Deputados.
Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!
Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!
Curta e siga nossas redes sociais.
Comentários: