No último dia 29, o pátio da sede da Guarda Municipal em Juiz de Fora, Minas Gerais, se transformou em um animado arraiá. As alunas do projeto JF Esporte e Cidadania, que promove atividades com a comunidade na academia da Guarda, vestiram trajes típicos e dançaram a tradicional quadrilha, celebrando a saúde e as relações de convívio estabelecidas no local. O evento contou com barraquinhas, comidas típicas, presença das mascotes da Guarda e muita alegria.
A prefeita Margarida Salomão prestigiou a comemoração e destacou o impacto positivo da abertura da sede da Guarda na vida das mulheres da comunidade e na dinâmica do ambiente de segurança. Segundo ela, a Guarda desempenha um papel importante não apenas na promoção da segurança, mas também ao proporcionar oportunidades de socialização, encontros e atividades físicas. A prefeita ressaltou a importância de atividades culturais e de lazer para a segurança cidadã.
Desde março de 2022, a Guarda Municipal abriu as portas de sua sede para a comunidade do bairro São Bernardo, por meio do projeto "Vem pra Guarda". Essa iniciativa busca aproximar a instituição do território e das pessoas que residem nele. Além das atividades realizadas pelas turmas femininas na academia de ginástica, os alunos da Escola Municipal Amélia Mascarenhas, vizinha da unidade, participam de aulas de iniciação às artes marciais nas dependências da Guarda. Essa estratégia segue os preceitos da segurança cidadã e comunitária adotados pela corporação municipal.
A parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) garante o funcionamento do núcleo do projeto JF Esporte e Cidadania, com a coordenação de uma profissional de educação física. A proposta foi tão bem recebida pela comunidade que atualmente 130 mulheres frequentam as aulas de ginástica aeróbica, alongamento e pilates, de segunda a quinta-feira, na sede da Guarda.
O objetivo de aproximar e incluir pessoas, otimizando o uso das instalações dos serviços públicos municipais, trouxe mudanças significativas tanto para a corporação, que revitalizou o ambiente antes destinado apenas ao trabalho, quanto para as mulheres beneficiadas com aulas gratuitas. Além dos benefícios para a saúde física, as atividades têm impacto positivo em suas vidas como um todo. Muitas delas viviam de forma sedentária, isoladas em suas casas e sem relacionamentos sociais. Com as aulas, os contatos foram estreitados e um novo estilo de vida e convívio foi conquistado.
O projeto "Vem pra Guarda" é regulamentado pela Portaria 14 da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), a qual estabelece políticas de prevenção à violência e fortalecimento da cidadania. Essa regulamentação prevê a abertura da sede da Guarda Municipal para projetos e atividades sociais, culturais e esportivas.
Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo: link do grupo do Whatsapp