Nesta terça-feira, 26, as alunas do projeto JF Esporte e Cidadania - núcleo Guarda Municipal participaram de uma palestra inspiradora com o tema “Empreendedorismo, Educação Financeira e Terceira Idade”. O evento, parte da programação do mês da mulher da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) intitulada “Mais Mulher, Mais Democracia”, contou com a abertura da prefeita Margarida Salomão, que interagiu calorosamente com as mulheres da comunidade.
Demandas das Alunas
A palestra foi uma demanda das próprias alunas, que expressaram interesse em melhorar não apenas o bem-estar físico, mas também a saúde financeira, diante dos desafios de contratação na terceira idade. A prefeita Salomão destacou a importância da participação ativa das mulheres maduras no mercado de trabalho, enfatizando exemplos de liderança como o seu próprio, assim como a do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Filosofia do Projeto "Vem pra Guarda"
A abertura da sede da Guarda Municipal para atividades comunitárias está alinhada com a filosofia de proximidade com a comunidade, através do projeto "Vem pra Guarda". Cerca de 130 mulheres, com idades entre 30 e 80 anos, participam regularmente das atividades na Academia da Guarda, de segunda a quinta-feira. Além de trabalhar aspectos físicos, o projeto também aborda questões sociais e emocionais, proporcionando momentos de interação, convívio e conhecimento para as participantes.
Integração e Conscientização
O projeto também se destaca por integrar datas comemorativas a atividades especiais, como forma de trabalhar aspectos sociais e emocionais com as frequentadoras. O objetivo é proporcionar momentos de reflexão, conscientização e celebração de temas relevantes para o universo feminino, ampliando assim os horizontes das participantes para além do ambiente doméstico.
Em conclusão, as aulas coordenadas pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) não apenas promovem a atividade física, mas também se tornam espaços de empoderamento e aprendizado para as mulheres da comunidade.
Comentários: