O Aeroporto da Serrinha, inaugurado em setembro de 1958, completou recentemente dez anos sem voos comerciais. O último voo comercial decolou do Serrinha em abril de 2014, quando a companhia aérea Azul transferiu suas operações para o Aeroporto IZA.
Atualmente, o Serrinha está autorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) a receber aeronaves de passageiros com até 19 assentos. O aeroporto está situado a 911 metros acima do nível do mar e possui uma pista de 1.535 metros de comprimento. Para efeito de comparação, a pista do Aeroporto Presidente Itamar Franco é de 2.525 metros, sendo a segunda maior do estado.
A Infraero, que assumiu a administração do aeroporto em junho de 2022 através de um contrato com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), opera o Serrinha diariamente das 6h às 20h. O aeroporto atende principalmente a aviação executiva, instrução e transporte de enfermos e de órgãos para transplante.
Segundo a Infraero, o Serrinha está autorizado a receber aeronaves modelo ATR-72, com capacidade para até 60 passageiros, o mesmo modelo utilizado por Azul e Voepass no Aeroporto Presidente Itamar Franco. Além disso, a Infraero e a Prefeitura realizaram melhorias significativas no terminal de passageiros e na sinalização horizontal da pista e do pátio, proporcionando mais segurança operacional e conforto aos passageiros.
Embora o aeroporto esteja homologado para receber os ATRs, a Voepass, que opera com esses tipos de aeronaves no Aeroporto Regional, afirmou que está sempre atenta às novas possibilidades de operações, mas até o momento não tem previsão para operar no Aeroporto da Serrinha. A Azul, por sua vez, não respondeu ao nosso contato.
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