A África do Sul confirmou, em julho, que o presidente Russo Vladmir Putin não comparecerá à cúpula do Brics.
Segundo este governo, Putin corre o risco de ser preso pelo ICC (Tribunal Penal Internacional) por crimes de guerra contra a Ucrânia.
Em março, o ICC emitiu mandados de prisão contra o presidente da Rússia, Vladmir Putin, e contra Maria Alekseyevna Lvova-Belova, comissária dos Direitos da Criança no Gabinete presidencial Russo. Os dois são acusados de crimes de guerra pela deportação ilegal de crianças e pela transferência delas de áreas ocupadas da Ucrânia para a Rússia.
Antes de anunciar a ausência de Putin na Cúpula, o governo sul-africano divulgou que, Ramaphosa pediu ao ICC que suspendesse o mandato de prisão do líder russo. Para o mandatário prender e entregar Putin às autoridades internacionaisseria uma declaração de guerra.
O encontro entre os chefes do Executivo do de agostos países integrantes do grupo será realizado de 22 à 24 de agosto em Joanesburgo (África do Sul). O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergly Lavrov, representará o país na cúpula presencialmente.
Brics é um acrônomo para o bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Os países integrantes cooperam em diversas áreas. Pretendem se contrapor à influência exercida pelas economias do Estados Unidos e de países europeus.
Juntos, os países do Brics representam uma parcela significativa da população e das riquezas mundiais. Cada vez mais nações sobretudo no hemisfério oriental, manifestam interesse em integrar o bloco. A diplomacia brasileira pede ¨cautela¨na expansão.
Gostou da matéria? Compartilhe com os amigos!
Acesse o nosso site
https://www.rcwtv.com.br/
Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo:
https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw
Curta e siga nossas redes sociais!
Comentários: