Aguarde, carregando...

Terça-feira, 18 de Agosto 2026
Juiz de Fora

Acauteladas do Sistema Prisional de Juiz de Fora prestam serviços no Horto Florestal

A ação visa, além de angariar mão de obra para o Horto Florestal, auxiliar na reinserção social das mulheres

Geraldo Gomes
Por Geraldo Gomes
Acauteladas do Sistema Prisional de Juiz de Fora prestam serviços no Horto Florestal
Ascom/PJF
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Cerca de 12 acauteladas da Penitenciária José Edson Cavalieri realizam trabalhos no Horto Florestal, localizado na Estrada Athos Branco da Rosa 1436, no bairro São Benedito. A atividade é resultado de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav) e a Penitenciária. A ação visa, além de angariar mão de obra para o Horto Florestal, auxiliar na reinserção social das mulheres acauteladas, oferecendo a elas a oportunidade de profissionalização, através de um trabalho digno e da produção coletiva, além da remissão da pena, que reduz um dia para cada três trabalhados. 
 

Dentre as atividades realizadas, estão o cultivo de plantas e ervas medicinais e ornamentais, produção de mudas de árvores, manutenção e limpeza das áreas externas do horto e outros trabalhos relevantes para o Horto Florestal e para Juiz de Fora. 
 

Luana Maria, uma das acauteladas que participa do projeto, garante que o trabalho com a terra e com as plantas chega a ser terapêutico. "Enquanto estou aqui, eu conto a minha história para as plantas, converso com elas. Elas não me respondem, mas sei que me ouvem”. 
 

Publicidade

Leia Também:

A secretária de Segurança Urbana e Cidadania, Letícia Paiva Delgado, ressaltou a importância da parceria para a cidade e para a ressocialização das mulheres que atuam no projeto. “É através de parcerias como essa que nós, da Prefeitura, entendemos que vamos conseguir fazer uma sociedade mais inclusiva”.
 

Em dezembro, o Horto Florestal produziu pouco mais de 800 mudas. Já em janeiro, após o início da parceria, foram produzidas mais de 12 mil mudas. Aumento expressivo, que não teria sido possível sem o apoio das acauteladas. A proposta é trazer mais mulheres do sistema prisional para o projeto e, à medida que as atividades avancem, elas passem a executar trabalhos externos, como na manutenção e execução de projetos de canteiros, praças e jardins, somando forças ao Programa Boniteza.

FONTE/CRÉDITOS: Ascom/PJF
Geraldo Gomes

Publicado por:

Geraldo Gomes

Fundador, diretor e presidente do Portal de notícias RCWTV. Trabalhou na TVE, TV pública de Juiz de Fora, como diretor de imagem, e depois empreendeu no ramo de eventos evangélicos com a empresa Gospel Videos. Mais tarde fundou a RCWTV, inicialmente...

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR