Fotografia do Blog Mauricio Resgatando o Passado a Historia de Juiz de Fora
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Viação Progresso
O percurso de 21,8 km é feito em 35 minutos pela antiga rodovia União e Indústria. Parte do traçado é sobre a mais antiga ainda Estrada Real.
No século 19, as fazendas de café da região tinham um problema: escoar sua produção pelo Caminho Novo, numa viagem lenta e difícil, até o Rio de Janeiro. Além de estreitas, íngremes e perigosas, as trilhas ficavam intransitáveis nos períodos de chuva. A Estrada de Rodagem União e Indústria, ligando a cidade de Petrópolis (RJ) a Juiz de Fora (MG), foi a primeira rodovia macadamizada da América Latina, inaugurada em 23 de junho de 1861 por Dom Pedro II.
O projeto da estrada começou em 1854 quando o Comendador Mariano Procópio Ferreira Lage recebeu a concessão por 50 anos para a construção de uma rota que, partindo de Petrópolis, se dirigisse à margem do Rio Paraíba. Mariano Procópio criou então a Companhia União e Indústria, que deu nome à estrada e cujo lucro provinha do pedágio por mercadoria cobrado dos usuários da rota.
A Décima Estação de Muda era em Matias Barbosa. O lugarejo era uma antiga barreira, onde pagavam-se direitos sobre o ouro e os diamantes vindos de Minas Gerais. A capela de Matias Barbosa, uma igrejinha situada em um outeiro à direita, anuncia o Pouso de Matias, antigo Registro Velho. Nos tempos coloniais, ali ficava a principal contagem, onde eram pagos os impostos. Na época se cobrava o quinto de ouro para a Coroa. (Revert Henrique Klumb)
A Estrada Real, era o caminho oficial, único autorizado para a circulação de pessoas e mercadorias. Na época, a abertura ou utilização de outras vias constituía crime de lesa-majestade. Conhecido como Caminho Novo, este trecho ia do Rio de Janeiro até Ouro Preto.
Acervo Mauricio Lima Corrêa