Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Geral

Verdades que não te contaram sobre a Depressão

Trazemos aqui algumas verdades sobre a depressão que provavelmente você não encontrará em outros lugares, ou pelo menos não ditas

Mônica Reis
Por Mônica Reis
/ 122 acessos
Verdades que não te contaram sobre a Depressão
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Percebemos uma alta incidência de pessoas deprimidas, e a depressão não conhece barreiras, qualquer pessoa de qualquer classe social pode ser acometida por ela. Mas apesar disso, tem muitas informações sobre a depressão que normalmente não são tão comentadas. Trazemos aqui algumas verdades sobre a depressão que provavelmente você não encontrará em outros lugares, ou pelo menos não ditas dessa maneira.
A primeira verdade e também boa notícia sobre a depressão é que geralmente, com tratamento adequado você pode superar a depressão e tem boas chances de prevenir episódios futuros. Nesse sentido, vale lembrar que as abordagens de tratamento que tem se mostrado eficazes para a depressão incluem: terapia cognitivo-comportamental, medicamentos, boas relações interpessoais ou a melhora dessas relações e ativação comportamental. Nesse sentido, cabe dizer aqui que, caso seja necessário fazer uso de medicamentos, algumas vezes o seu médico precisará ajustar a dose da medicação ou mesmo, trocar a medicação e isso faz parte do tratamento, é comum, não significa que “não há jeito para o seu caso”.
A segunda verdade sobre a depressão, é que provavelmente você terá que adotar atitudes saudáveis e agir melhor antes para se sentir melhor aos poucos. Isso inclui fazer algo mesmo sem vontade, por exemplo, levantar da cama sem vontade, escovar os dentes e tomar banho sem vontade, ter bons hábitos alimentares e melhorar a rotina do sono, sair um pouco, ainda que seja para fazer compras ao supermercado, fazer alguma atividade física que faça sentido para você, manter uma rotina de hábitos saudáveis.
Mas quando falamos em agir melhor, também estamos falando de uma mudança na forma de pensar. É comum que na depressão as pessoas tenham pensamentos mais autocríticos, desesperançosos, se cobrem bastante adotando um padrão perfeccionista, fiquem mais indecisas, tenham pensamentos relacionados a ruminação, queiram estar mais sozinhas e tenham dificuldade nos relacionamentos. Então, a pessoa com depressão fará alguns movimentos para superar essas dificuldades, e sua psicoterapia pessoal ajudará bastante nesse processo.
A terceira verdade é que o progresso não é constante. Quando iniciamos um tratamento para qualquer doença esperamos que vamos melhorar cada vez mais, vamos seguir numa crescente de melhora. Mas com a depressão e com outros transtornos, na maioria das vezes não é assim que acontece. Os avanços acontecem e o progresso vem, mas nem sempre o progresso será constante. Em alguns momentos haverão recaídas, mas lembrar que isso faz parte do processo nos ajuda a seguir em frente e não desistir.
A quarta verdade é que não dá para viver no passado. O que acontece com muita frequência é uma confusão entre “aprender com o passado” e ruminar. O que na maioria das vezes o paciente deprimido faz é ruminar sobre o seu passado. Ele fica achando que descobrirá algo que aconteceu e em consequência se sentirá melhor. Esquecendo-se, entretanto, que nem sempre consegue ter todas as informações que precisa para atingir esse objetivo. Normalmente, não saberemos nunca exatamente o motivo de outras pessoas terem agido conosco da forma como agiram... Ficamos presos em lembranças ao invés de viver o presente e criar novas experiências.
A quinta verdade é que precisamos aprender a lidar com nossos pensamentos e aprender a relaxar. Aprender a tolerar as incertezas e o desconhecido, aprender a desfrutar do momento presente aqui e agora, aprender a viver mais leve e seguir em frente. O mundo não vai funcionar exatamente da maneira como você acredita que seria a melhor maneira, a mais justa, a que causaria menos danos nas pessoas. Mas muitas vezes, embora percebamos essa verdade, vamos descobrir que podemos fazer a nossa parte. E descobrir o que podemos fazer para contribuir com o mundo que queremos desfrutar, pode nos devolver o sentido da vida e a alegria de viver.
E agora, eu gostaria que você pensasse um pouco mais sobre essas verdades e inclusive colocasse o seu ponto de vista, quais ‘verdades’ você acredita que poderiam ser ditas aqui? Abraço e até a próxima semana.

 

#noticias de juiz de fora, #juiz de fora, #rcwtv, #noticias minas gerais, #pjf, #notícias em juiz de fora, #notícias em minas gerais, #noticias mg

Publicidade

Leia Também:

Comentários:
Mônica Reis

Publicado por:

Mônica Reis

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )