RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Segunda-feira, 09 de Setembro de 2024
rcwtv
rcwtv

Geral

Um Novo Pensar a Vida

Que tal tentar pensar a vida de um modo diferente? Esse será o nosso assunto da coluna dessa semana

Redação
Por Redação
/ 359 acessos
Um Novo Pensar a Vida
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

            Olá meus amigos leitores da coluna aqui na RCWTV. Em tempos de pandemia, de debates fortes sobre essa ou aquela maneira de ver as coisas, onde somente a “minha posição” é correta e quem pensa diferente não passa de uma pessoa ignorante e desligada da realidade, proponho uma forma de você expandir o seu horizonte que vai trazer um colorido mais intenso a sua vida e afastar a estagnação do pensamento único.

            Como gosto de fazer em minhas colunas, sempre uso músicas que de alguma forma exprimem o que penso, pois acredito que os artistas têm a capacidade de tocar nossa alma muito mais fundo do que qualquer texto que se consiga escrever.

            Diante disso, quero começar lembrando uma música do Raul Seixas:

Publicidade

Leia Também:

Eu quero dizer agora o oposto do que eu disse antes

Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante

Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo

Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo

            Metamorfose ambulante é o nome da música e ter esse pensamento na cabeça é justamente aquilo que quero passar com este texto, pois ficar engessado em seu pensamento não lhe permitirá acompanhar as mudanças dos tempos. Basta você olhar a sua vida, lembrar do Réveillon desse ano, você poderia imaginar que em meados de maio você estaria vivendo uma quarentena com risco de lockdown?

            Diante disso reuni uma série coisas que podemos fazer para que seja possível caminhar rumo a essa constante metamorfose e, desta maneira, além de passar por essa pandemia de modo mais ameno, também conseguir progredir em outros campos.

            O primeiro passo para isso é entender que as pessoas podem divergir de seu posicionamento e, fazendo isso, você vai começar a conseguir ter debates mais amigáveis. Esses debates, como os que tenho com várias pessoas, são fundamentais, pois nos tiram de nossa zona de conforto. Eles nos forçam a pensar, refletir tornando possível uma outra visão da questão, ampliando a capacidade de compreender melhor o assunto.

            Aliás, toda tese, para evoluir, precisa de uma antítese e que vá desembocar em uma síntese, que se torna, por mutação, outra tese e assim sucessivamente. É a máxima da dialética hegeliana que sempre tento adotar em minha vida.

            Esse ponto nos leva ao segundo fator para a mudança. Ao opinar sobre alguma coisa, tenha sempre as ferramentas, ou seja, debruce sobre o assunto, estude, compreenda, para somente após isso se posicionar. Isto fará com que você não seja um mero repetir de chavões, frases feitas e discursos enlatados chavões. Analise criticamente o que está sendo colocado diante de ti, haverá coisas que mesmo você não gostando ou concordando serão pontos incontestes.

            O próximo ponto que precisamos observar é a humildade. Não me refiro aquela falsa humildade, mas a verdadeira, fruto de seu verdadeiro reconhecimento que ninguém, nem você, detêm todo o conhecimento. Tenha a coragem de admitir isso, como consequência verá que seu pensamento vai estar sempre ampliando e o mais interessante é que quanto mais você conhecer sobre algo, mais perceberá que não sabemos de nada.

            Neste sentido, a Internet foi um dos grandes vilões, pois como diria uma pessoa amiga minha, a internet criou um oceano de informações sobre tudo, mas a profundidade da água é de cinco centímetros, e por conta disso, as pessoas, porque leram um parágrafo de um assunto qualquer, acham que dominam o tema.

            Para não cair nessa cilada uma boa prática é não matar a criança perguntadora, ou seja, não pare nunca de questionar os motivos, as causas e as razões das coisas, para que isso possa levar ao aprofundamento de suas opiniões.

            Para conseguir isso uma boa forma é fazer a chamada escuta ativa, que consiste em prestar atenção no que todos têm a dizer. Isso vai levar você a desenvolver a sua opinião sobre um assunto qualquer. A mudança é para você e não para o outro, desta forma, não seja obcecado em vencer um debate dessa ou daquela natureza, reflita, tenha opinião sua e sincera. Importante também é não se importar, como se fosse uma ofensa, se alguém divergir de sua opinião, o outro também tem esse direito.

            O ponto narrado acima vai dar a você a capacidade de perceber que tudo tem diferentes perspectivas, que extremos são mais iguais do que parecem, assim, será possível construir uma nova leitura sobre aquele dado assunto, seja um amor, seja uma questão técnica ou uma opinião política.

             Finalmente, esteja atento às críticas, aos feedbacks que recebe, pois eles irão ser, em grande medida, um balizador de seus comportamentos, não que você irá seguir o que terceiros falam para você, mas os outros podem lhe sinalizar pontos que você poderá evoluir e que ainda não percebeu.

 

Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )