google.com, pub-3302814748151540, DIRECT, f08c47fec0942fa0

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sexta-feira, 17 de Janeiro de 2025
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Geral

Turismo é o principal propulsor de emprego, renda e economia em Fernando de Noronha

Henrique Harmonia
Por Henrique Harmonia
Turismo é o principal propulsor de emprego, renda e economia em Fernando de Noronha
(Foto: Zé Henrique Moura)
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Praias deslumbrantes, belezas naturais inigualáveis, trilhas inesquecíveis, passeios imperdíveis, e hospedagens que acalentam a alma. É assim que muitos visitantes e empresários da região descrevem a sensação de estar no Arquipélago de Fernando de Noronha. O conglomerado de 21 ilhas fica oceano Atlântico Sul a 545 km de Recife, capital do Estado de Pernambuco, o qual detém sua administração. Com 17 km² de extensão, sua ilha principal, Fernando de Noronha, é cercada por 16 praias, e reúne toda a infraestrutura que permite a sobrevivência humana e prática do turismo no arquipélago.

Quando falamos em economia local encontramos alguns vieses — agropecuária e pesca no setor primário; comércio, prestação de serviços, e turismo, no setor terciário. As facetas econômicas presentem no Arquipélago de Fernando de Noronha são variadas, mas é o turismo o principal propulsor da economia local.

“A ilha gira em torno do turismo. Na pandemia passamos vários meses fechados e foi um verdadeiro caos. Se não houver, não existe vida humana em Noronha. É o turismo que nos garante sobrevivência na ilha. A maior parte dos postos de trabalho é ligada as atividades turísticas. São recepcionistas, camareiras, chefs de cozinha, garçons, guias, motoristas. A maior parte das vagas sempre são encontradas nas pousadas, agências de passeios e restaurantes”, comenta, Hayrton Atalaia, presidente do Conselho de Turismo do Arquipélago de Fernando de Noronha.

Publicidade

Leia Também:

Ainda segundo Hayrton, diferente do que se pensa, Noronha ultimamente não tem sido de muitos estrangeiros.

 “Sempre recebemos um apanhado geral da quantidade de visitantes da ilha. Esse documento é enviado de forma anual pela administração geral do arquipélago. E tivemos uma surpresa, em um ano atípico, como 2021 que foi marcado por restrições em prevenção contra a Covid-19, a ilha bateu seu recorde de visitantes. Foram mais de 114 mil turistas durante todo ano. Deste número, 99,39% são brasileiros, e apenas 0,61% são estrangeiros. Sabemos que muitas fronteiras estavam fechadas, mas são números que nos impressiona. Batemos nosso recorde de turistas e o público em sua maior parte foram os brasileiros, é nosso povo”, pontua.

Sejam brasileiros ou estrangeiros, Noronha está em alta o ano todo, mas é entre os meses de setembro e outubro que o arquipélago atinge seu pico de visitação. 

 Segundo Adriana Flor, presidente da Associação de Pousadas de Fernando de Noronha (APFN), a expectativa para o segundo semestre de 2022 é a melhor possível. “A ilha não dorme. São muitas atrações para se viver enquanto estiver por aqui. Seja por terra ou mar, cada pedacinho da ilha é inesquecível. Temos visitantes por Noronha o ano todo. Sempre estamos com os números de ocupação das pousadas entre 50% e 60%, mas entre os meses de setembro e outubro a procura fica acirrada. Sempre conseguimos chegar a quase 80% de lotação total neste período”, conclui. 

Para aquecer ainda mais a economia local, no segundo semestre deste ano acontece a 33.ª Regata Internacional Recife/Fernando de Noronha. O evento possui o status de ser ‘a maior regata oceânica da América Latina’, e tem data prevista para iniciar no dia 24 de setembro de 2022.

Maria Cecília Peixoto, diretora da APFN, comenta que a Refeno dá um gás a mais na economia local de Noronha e que todos estão ansiosos para a edição deste ano. “Sem dúvida a Refeno é um dos mais importantes eventos para o arquipélago. Movimenta desde guias locais, às pousadas e restaurantes. O público é muito em linha com o que o arquipélago proporciona, veem com objetivo de apreciar a natureza e a ilha da melhor forma possível. Estamos todos ansiosos pela edição de 2022”, finaliza.

Aos que desejarem mais informações sobre a ilha,  passeios, pacotes, passagens aéreas e disponibilidade de pousadas, basta acessar e acompanhar todas as informações no site da APFN ou nas redes sociais (@apfnoronha).

Henrique Harmonia

Publicado por:

Henrique Harmonia

Coluna Em Harmonia Henrique Harmonia Jornalista 6624/SC

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )

clever betano