Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Terça-feira, 18 de Junho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Geral

Tributação sobre importação afeta competitividade: especialista destaca vantagens dos Regimes Aduaneiros Especiais

Segundo o especialista, Sandro Marin, a alta carga tributária impede que muitas empresas importem matéria-prima e equipamentos

Henrique Harmonia (Interina: Josi Marcelino)
Por Henrique Harmonia (Interina:...
/ 19 acessos
Tributação sobre importação afeta competitividade: especialista destaca vantagens dos Regimes Aduaneiros Especiais
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

No acumulado do ano, até a segunda semana de maio, o Brasil registrou um aumento de 16,5% nas importações. Em 2024, o acumulado é de US$ 30,94 bilhões até 12 de maio, valor 2,5% maior do que o registrado no mesmo período de 2023. Apesar do número ser positivo, a alta carga tributária incidente sobre as importações impede que muitas empresas importem matéria-prima e equipamentos, deixando os produtos brasileiros menos competitivos, no que diz respeito aos manufaturados que serão exportados.

 

“A escolha correta do regime aduaneiro especial ajuda a reduzir os custos, incentivando os empresários brasileiros a expandirem seus negócios e conquistarem novos mercados. Isso não só fortalece a economia nacional, mas também gera empregos, aumenta a renda e contribui para o recolhimento de outros tributos na prestação de serviços, para o nosso país”, destaca o especialista em comércio exterior e diretor da Tek Trade, Sandro Marin.

Publicidade

Leia Também:

Para ele, escolher o melhor regime aduaneiro depende de vários fatores, incluindo o tipo de mercadoria, a frequência de importação, os objetivos comerciais da empresa e as regulamentações aduaneiras do país de destino. “Para isso, é importante ter o auxílio de uma empresa especializada e com experiência no mercado”, ressalta. 

 

Confira os principais regimes aduaneiros especiais  e suas vantagens: 

 

Admissão Temporária: O regime aduaneiro especial de admissão temporária com suspensão total do pagamento de tributos permite a importação de bens que devem permanecer no país durante um prazo fixado, com a suspensão total do pagamento dos tributos incidentes na importação, podemos usar como exemplo, produtos importados destinados a feiras de divulgação.

Drawback: Permite a isenção ou restituição de impostos pagos sobre insumos importados que são posteriormente utilizados na produção de mercadorias exportadas. Nesse caso, toda empresa de comércio exterior que produz e exporta o material diretamente, por meio de um exportador industrial ou que faça vendas equiparadas à exportação pode se beneficiar desse regime.

Entreposto Aduaneiro: Permite o armazenamento de mercadorias importadas sem o pagamento de impostos, desde que as mercadorias sejam re-exportadas em um prazo determinado, podendo também serem nacionalizadas, com o recolhimento do devido imposto de importação, dentro de um prazo determinado.

Depósito Especial: Esse regime garante a suspensão de impostos para estocagem de partes, peças, componentes e materiais de reposição ou manutenção de veículos, aparelhos, máquinas e equipamentos estrangeiros, que serão nacionalizados de acordo com a sua necessidade face a linha de produção.

Comentários:
Henrique Harmonia (Interina: Josi Marcelino)

Publicado por:

Henrique Harmonia (Interina: Josi Marcelino)

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )