Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Segunda-feira, 24 de Junho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Geral

Supere o seu maior crítico

O seu maior crítico com certeza é injusto com você.

Mônica Reis
Por Mônica Reis
/ 40 acessos
Supere o seu maior crítico
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O seu maior crítico com certeza é injusto com você. Essa é uma característica da maioria dos críticos. Na maioria das vezes eles não enxergam apenas os nossos “defeitos”. Na verdade, eles criam defeitos e conseguem perceber coisas que algumas vezes nem existem. Além disso, eles distorcem as suas ideias, os fatos que acontecem contigo só para ter o que falar a seu respeito.

Parece até que o seu pior crítico espera que você seja perfeito e não consegue simplesmente enxergar você como humano. Ele está cheio de regras morais e de exigências que muitas vezes são inatingíveis. E se você pensa que estou falando de alguém que não gosta de você, se enganou. O seu pior crítico é o seu crítico interno. Ele está em sua mente.

Precisamos começar a ouvir esse crítico, porém com cuidado. Se você realmente conversar com ele e argumentar racionalmente com todas as acusações que ele faz a seu respeito, vai provar a você mesmo que o seu crítico é irracional e injusto, ele não merece a sua atenção, o seu desgaste, o seu tempo.

Publicidade

Leia Também:

Já percebeu como conseguimos ter compaixão das pessoas que amamos? Se alguém que nós amamos comete um erro, ainda que isso gere inicialmente uma decepção, se percebemos que essa pessoa se arrependeu e está sofrendo, temos a tendência a oferecer a nossa compaixão. Queremos lhe oferecer um colo, um afago, diminuir o seu sofrimento.

Mas vivemos nos criticando e exigindo tanto de nós, que não somos capazes de oferecer a nós mesmos essa mesma compaixão. Para se amar de verdade, é preciso fazer as pazes com o seu crítico interno, essa é a melhor forma de vencê-lo. Ouça o que ele tem a dizer. Talvez seja preciso melhorar em alguma área da sua vida, melhorar os relacionamentos, sua maneira de encarar as coisas... Mas argumente com ele. Exponha a ele as suas opiniões e ofereça a ele mais racionalidade.

Seja realista com você. Seja realista com relação as suas expectativas. A vida é curta e não dá tempo de realizar todos os seus planos, projetos, sonhos... Isso é uma verdade que precisa ser dita. Então, não perca tanto tempo se criticando, se cobrando o inatingível, eternamente insatisfeito com o seu desempenho em quase tudo, achando que você pode ser perfeito. Aprenda a escolher o que realmente importa.

Aprenda a desfrutar da satisfação em ser você. Aproveite e sinta a satisfação das suas pequenas e grandes conquistas. Observe ao seu redor e principalmente dentro de você, esteja atento a tudo o que você já possui. Aprenda a amar você. Mas ame como você é de verdade e não como gostaria de ser.

Coloque o foco da sua atenção naquilo que realmente vale a pena e lhe deixa satisfeito, realizado, contente. Aprenda a agradecer pelas pequenas coisas que você já possui. Não espere para agradecer e se sentir satisfeito só com as grandes realizações. Mantenha a esperança no seu futuro sem desprezar o seu momento presente.

Você supera o seu crítico interno quando aprende a se amar de verdade. E isso tem mais a ver com o seu lado de dentro do que com qualquer coisa que possa parecer amor-próprio e que esteja do lado de fora.

 

As ideias contidas neste artigo não correspondem, necessariamente as ideias do jornal e são de responsabilidade da autora.

Autora: Mônica Reis é esposa e mãe de três garotos lindos de viver. Uma pessoa curiosa que gosta de conhecer novos lugares e de ler que é outra forma de viajar. É formada em Psicologia e possui Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental e em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Atua no âmbito clínico atendendo jovens e adultos. Desde 2020 tem se reunido com outros colegas de maneira independente para estudar temas diversos, incluindo livros e
artigos de autores relacionados as Terapias Cognitivo-Comportamentais. Isso tem lhe permitido trocar experiências

Comentários:
Mônica Reis

Publicado por:

Mônica Reis

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )