O SEU RELACIONAMENTO SE DESGASTOU NA PANDEMIA?
Olá queridos eleitores, como vocês estão? Espero que bem.
Para quem nunca me viu aqui na página, sou nova por aqui e vim contribuir com assuntos sobre saúde mental e dia-a-dia, principalmente nesses tempos de pandemia.
Para quem não me conhece, não gosto de textos grandes, gosto de coisas simples, palavras fáceis e conteúdo que prende.
Hoje resolvi falar um pouquinho sobre o desgaste dos relacionamentos no período de pandemia, sim, neste período os casos de ‘’desgaste’’ nos relacionamentos aumentaram e muito.
Vem me acompanhar nesse texto?
Antes de existir a pandemia, tínhamos uma vida ‘’normal’’, mas o que seria o normal?
Uma sexta ou sábado a noite encontrar as pessoas que gostamos, distrair com conversas, o famoso ‘’relaxar’’. Mas com a pandemia o distanciamento social foi necessário aumentar, ficar em casa tem sido uma tortura para muitas pessoas, principalmente conviver 24horas com as mesmas pessoas, já que não tem mais onde ir e nem o que fazer. Estamos precisando nos reinventar para passar por esse momento da melhor forma possível.
Mas por um lado, vivendo nessa situação, muitas pessoas também estão de descobrindo de uma forma bem positiva, aprendendo a ficar sozinha, aprendendo o que realmente gosta de fazer, largando o emprego e se arriscando para um sonho, ocupando a mente com coisas que se fazem necessárias, eu por exemplo em 1 ano praticamente de pandemia não parei de trabalhar, e os estudos na minha área só aumentaram, visto que é um momento novo e precisamos nos atualizar a todo momento para melhor atender.
Mas e você que tem um relacionamento, sente que ele desgastou nesse momento de pandemia?
Então vamos entender primeiro como funciona o desgaste de um relacionamento?
No começo de um relacionamento onde estamos conhecendo o outro, sempre tem um encanto, um olhar diferente, toda aquela fase gostosa da conquista, mas muitas vezes essa fase não vai adiante, onde acabamos nos relaxando e não cuidando do nosso relacionamento como antes.
Como diz uma professora minha, é como ganhar um celular novo, no começo ficamos empolgados, querendo mexer, cuidando para não cair, é maravilhoso o cuidado no início, depois cai no chão e o cuidado já não é mais o mesmo, não é verdade?
E é assim que fazemos com o nosso relacionamento, muitas vezes sem perceber, as prioridades e vontades individuais vão aumentando, os objetivos já não são mais iguais, a parte sexual e carinho vai diminuindo cada vez mais e se tornando ‘’amigos’’ que moram na mesma casa.
Pensando neste tema e vivenciando relatos, resolvi deixar algumas dicas para melhorar esse desgaste no relacionamento, principalmente em tempos de pandemia. Vem conferir?
1 – Diálogo. Sei que essa palavra pode ser o fantasma para muitas pessoas, mas sem dialogo não pode existir um relacionamento, você consegue saber o que o outro pensa? Provavelmente não... por isso o diálogo é extremamente importante, para expor sentimentos e pensamentos para que possa melhorar e acrescentar a relação à dois.
2 – Separar coisas que gostam de fazer. Nesse momento de pandemia o tempo ocioso de um casal pode ter aumentado, o período juntos está maior e as brigas possivelmente também. Com isso, é necessário separar coisas que gostam de fazer para ocupar a mente, inserir tarefas no dia-a-dia, caminhar, estudar, tirar um tempo para cada um se possível.
3 – Relembrar acontecimentos passados. Quem não gosta de ver uma foto e relembrar momentos bons? Tentar reviver esses momentos ao lado que quem amamos pode aumentar os pontos positivos em um casal, e esse desgaste pode diminuir, afinal lembranças boas é o que precisamos nesse momento.
4 – Investir nos desejos. Sabe aquela vontade que está guardada a um tempo e que não conseguiu colocar em prática? Use esse tempo para isso, compra uma roupa nova, um jantar a dois e invista também no que proporciona prazer para os dois.
Espero que tenha contribuindo de forma positiva para vocês através desse textinho e lembro também que cada dica é de acordo com a realidade e vivencia de cada um. Para um melhor resultado, muitas vezes é necessário buscar ajuda terapêutica.
Beijos e um grande abraço virtual!!