A todo instante somos bombardeados com informações. Algumas são guardadas no cérebro, outras não. Mas você sabe por que isso acontece? Por que será que a capacidade de reter informações é tão inconstante?
Sabe-se que a memória humana é responsável por isso e que é muito importante cuidar dela para não sofrer nenhuma doença degenerativa, como o Alzheimer. Contudo, pouco é dito sobre como, de fato, acontece o processo de memória.
Mas, não se preocupe. Neste post, vamos te explicar o que é memória, como ela funciona, quais tipos existem e como melhorá-la.
O que é memória?
A memória é a função do cérebro de reter informações e acioná-las quando necessário. É por meio da memória que os humanos (e outros animais) aprendem a evitar situações que colocam a espécie em risco, já que a lembrança de uma situação perigosa os detém de repetí-la.
Engana-se quem pensa que só é possível ter memória de eventos e situações, ela também está relacionada a movimentos e atividades que requerem repetição, como andar, falar, escrever, tocar instrumentos, etc. Então, a memória é muito importante para a sobrevivência da espécie para que os indivíduos executem as tarefas mais básicas.
Como funciona a memória humana?
Todas as informações recebidas pelos cinco sentidos (tato, paladar, olfato, visão e audição) são processadas pelos neurônios no córtex frontal. Se o cérebro decidir manter uma memória por mais tempo, devido a importância emocional que damos a ela, ela passa para o hipocampo, onde são armazenadas as memórias de longo prazo.
As memórias presentes no hipocampo podem chegar a durar décadas. É o caso de nomes, momentos vividos, letras de músicas, enredos de filmes e livros, etc. Já as memórias de curto prazo duram, no máximo, algumas horas. Um exemplo é quando você anota um número de telefone novo e, depois de alguns minutos, já não consegue lembrar mais dele.
A repetição ou a associação de uma informação com sentimentos pode fazer com que uma memória de curto prazo se torne uma de longo prazo, assim como deixar de dar relevância a um assunto que antes era importante pode fazê-lo desaparecer das lembranças.
Quais são os tipos de memória?
Além da memória de curto e de longo prazo, existem também classificações de acordo com o tipo de sentido que a originou ou do tipo de informação que ela guarda.
Em relação aos sentidos, a memória pode ser:
- sensorial — tem ligação com tudo o que você vê e ouve e com a sua percepção espacial;
- verbal — é a memória de coisas que você disse ou escreveu.
Já os tipos de memória baseando-se na informações que elas guardam são:
- episódica — é a lembrança de uma acontecimento da sua vida, como uma festa de aniversário, por exemplo;
- semântica — guarda informações de senso comum e que são necessária para a sua convivência na sociedade, como saber que se você soltar um objeto no ar ele cai;
- processual — essa memória permite que você adquira novas habilidades a partir da repetição, como falar, dançar balé e qualquer outra atividade que exija um treinamento para ser dominada.
Como melhorar a memória?
As melhores maneiras de melhorar a retenção de informações é garantindo que o cérebro esteja funcionando perfeitamente. Isso pode ser feito através de um sono de qualidade todas as noites, baixos níveis de estresse e boa utilização da mente ao fazer tarefas que exigem raciocínio.
Manter o resto do corpo saudável também é uma garantia de melhor memória, já que o consumo de vitaminas e a prática de exercícios físicos otimizam o funcionamento do cérebro. Por último, você pode praticar exercícios específicos que te façam memorizar dados ao forçar a mente a se lembrar de nomes, números, lugares, etc.