Sabe o que realmente acontece depois que você começa a dizer não? Se você pensou que seria mais realizado por isso, errou. Na verdade, no começo isso pode inclusive te causar algum incômodo. A sensação de realização e conforto por você estar finalmente respeitando o seu limite e começando a se impor chega com o tempo. Quanto mais confortável você ficar em dizer não, melhor se sentirá com o passar do tempo.
Aprender a dizer não envolve simplesmente falar, mesmo que inicialmente você se sinta incomodado ao falar essa palavra tão curtinha e necessária. Comece a falar não para vendedores ao entrar numa loja. Diga não ao atendente de telemarketing que insiste em te empurrar um serviço que você não deseja e que nem pediu. E comece a naturalizar dizer não para as pessoas que estão mais próximas a você.
Quando você sempre aceita tudo e nunca se impõe, as pessoas acabam se acostumando a ter tudo de você. Elas já sabem que você sempre vai dizer sim. Mas experimente começar a frustrar as pessoas, principalmente aquelas que estão mais próximas a você. É bem provável que elas estranhem inicialmente. Algumas talvez vão começar a questionar, argumentar, mas nessa hora fique firme em seu posicionamento e diga: não.
As pessoas que sempre se beneficiam da sua bondade, provavelmente vão revidar. Vão começar a criticar o seu posicionamento novo. Talvez você incomode muitas pessoas. E isso também vai lhe gerar inicialmente um mal-estar. Quando você sempre diz sim acaba fugindo do embate de ideias, da discussão de opinião. Ao começar a dizer não, em alguns momentos, isso vai exigir de você firmeza, mesmo percebendo que nem todos estão felizes com as suas escolhas.
Mas com isso finalmente você começa a trabalhar em você outras questões. Principalmente, a necessidade de agradar o tempo todo. Também a crença de que quando você sempre agrada a todos você se torna alguém aceito e amado. Quando você começa a dizer não você começa a questionar isso dentro você. Será que as pessoas amam você ou o que você proporciona a elas?
Quando você diz não é como se você dissesse nas entrelinhas: não importa o que você vai pensar ou dizer a meu respeito, eu fico com a minha opinião sobre mim e sobre as minhas necessidades. Você melhora a sua autoestima. Aos poucos você vai se desprendendo da necessidade de agradar e isso vai ser libertador.
Autora:
Mônica Reis é esposa e mãe de três garotos lindos de viver. Uma pessoa curiosa que gosta de conhecer novos lugares e de ler que é outra forma de viajar. É formada em Psicologia e possui Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental e em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Atua no âmbito clínico atendendo jovens e adultos. Desde 2020 tem se reunido com outros colegas de maneira independente para estudar temas diversos, incluindo livros e artigos de autores relacionados as Terapias Cognitivo-Comportamentais. Isso tem lhe permitido trocar experiências relacionadas a profissão e a prática clínica. Instagram: @bymonicareis
Comentários: