Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Terça-feira, 21 de Maio de 2024
rcwtv
rcwtv

Geral

NHS, Na Hora Sai

O famoso e irresponsável jeitinho brasileiro

Alexandre Müller Hill Maestrini
Por Alexandre Müller Hill...
/ 304 acessos
NHS, Na Hora Sai
https://blog.pix.com.br/wp-content/uploads/2021/01/planejamento-estrategico.jpg
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Talvez você já tenha ouvido essa frase para dizer que "NA HORA SAI" e as vezes, para simplificar, utiliza-se a abreviação "NHS". Essa expressão ficou famosa internamente nos preparativos da Copa do Mundo da FIFA no Brasil de 2014 e incorporada nos manuais de preparação da entidade. Essa nossa "irresponsabilidade brasileira" nada mais é que um pretexto usado por "profissionais" para tentar justificar o seu despreparo técnico, o desleixo e ou o comodismo que envolve muitas relações no Brasil.

O NHS possui também outros sinônimos, como incompetência e arrogância. Em alguns casos, também corrupção e desvio de verbas e finalidades. Essa postura NHS gera um manto de falsas verdades e de sensação de segurança profissional que só existem na mente de quem afirma isso. Não, amigos brasileiros, na hora não dá certo, na hora o resultado desejado não acontece!

A primeira vez que eu ouvi alguém usar o termo NHS, foi em 2011 durante uma reunião de trabalho com a FIFA, onde discutíamos o planejamento da Copa das Confederações que aconteceria em 2013 em Belo Horizonte. Eu representava a Prefeitura de BH e alguns parceiros ainda não tinham apresentado seus planos muito bem delineados. Ao serem questionados como seria a posição deles, uma resposta veio inesperada: "fiquem tranquilos, sabemos fazer". Um representante da FIFA anotou no protocolo: NHS. Eu fiquei intrigado.

Publicidade

Leia Também:

Logo após, tentando entender a sigla e por não saber do que se tratava. Busquei siglas nacionais e internacionais na minha cabeça, até que não aguentei e perguntei: por que você anotou NHS no nosso protocolo da reunião? A resposta foi clara. NHS é o "na hora sai" de vocês brasileiros. Ou seja, vocês acham que não precisam planejar que na hora do “vamos ver” dá se um jeitinho.

Na verdade, eu não deveria ter ficado surpreso, pois a improvisação no Brasil, foi incorporada em boa parte da preparação para eventos, na política, nas relações pessoais e para o enfrentamento de crises. Alguns tem o costume de elaborar um plano geral, as vezes “copia e cola” de outro evento e o utilizam para tudo. Mas o que acontece na prática não é bem assim. Na hora que algo acontece, chama-se um “amigo” ou um “quebra-galho” para dar uma “ajudinha” e não deixar na mão.

Você realmente acha que o NHS é o suficiente para agir com competência e confiança? Quando assistimos políticos gritando e exclamando “votem em mim” sem falar qual plano eles tem para os diversos assuntos, eles estão usando o famoso NHS brasileiro com arrogância. Os gestores de Municípios, Estados e União deveriam, na verdade, estar preocupados com o bem estar da população e antever possíveis problemas e catástrofes e se prepararem detalhadamente para elas.

Infelizmente este não tem sido o comportamento de muitos políticos. Iludem e deixam de fazer o mínimo. Os grandes eventos nos deixaram muitos elefantes brancos, mas o Brasil poderia ter aprendido uma lição com o método hiper planejado da FIFA: Na hora não sai!

Comentários:
Alexandre Müller Hill Maestrini

Publicado por:

Alexandre Müller Hill Maestrini

Alexandre Müller Hill Maestrini é professor de alemão no Instituto Autobahn e autor de quatro livros: Cerveja, Alemães e Juiz de Fora, Franz Hill – Diário de um Imigrante Alemão, Lindolfo Hill – Um outro olhar para a esquerda e Arte Sutil.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )