google.com, pub-3302814748151540, DIRECT, f08c47fec0942fa0

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quinta-feira, 23 de Janeiro de 2025
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Geral

Mulher e Sexualidade após os 60 anos

Período é vital para a saúde física e mental das mulheres.

GERALDO GOMES
Por GERALDO GOMES
Mulher e Sexualidade após os 60 anos
Assessoria Dra. Alice Amaral
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Durante muito tempo acreditou-se que a chegada da menopausa e o fim da capacidade de procriar, marcaria o fim da vida sexual feminina. Porém, hoje nós sabemos que a vida sexual após os 60 anos é vital para a saúde física e mental das mulheres.

A vida sexual não termina com o passar dos anos. O sexo é um dos grandes prazeres do ser humano e não tem idade. Ele é sinônimo de saúde e vida. Os estudos mostram que as mulheres que não têm relação sexual, apresentam atrofia e secura vaginal mais pronunciada do que as mulheres ativas sexualmente. A relação sexual aumenta o tônus e melhora a elasticidade e lubrificação, mas uma vez que ela ajuda na irrigação do sangue da vagina.

Com o passar dos anos, ocorre uma diminuição natural da lubrificação e da elasticidade da vagina. Por isso, é importante cuidar do assoalho pélvico, que devido à idade, o aumento de peso e a gravidez, diminui o tônus da musculatura. Exercício, como o pompoarismo (ginástica íntima) ajuda a fortalecer e a combater essa flacidez vaginal.

Publicidade

Leia Também:

Outro aspecto importante a ser avaliado é em relação ao uso de hormônios. Eles aumentam a libido e auxiliam na lubrificação vaginal, além de melhorar a disposição, as funções cognitivas, diminuir a incidência de doenças cardiovasculares, aumentar a massa óssea e muscular e retardar o envelhecimento.

Fora isso, é importante cuidar das doenças que podem comprometer o desempenho sexual, como a diabetes e doenças cardiovasculares. Sem contar que é fundamental praticar exercícios, ter uma boa noite de sono e manter o foco na alimentação saudável. E importante também evitar o fumo, excesso de bebidas alcoólicas, açúcar, frituras, gorduras trans, alimentos processados, temperos industrializados, e, claro, manter uma alimentação equilibrada e saudável. As mulheres devem optar por peixes, como sardinha e atum; alho, linhaça, grãos integrais, vegetais de folhas verdes escuras, frutas vermelhas, chá verde, chocolate acima de 70% cacau e cenoura.

Enfim, manter uma vida sexual ativa, melhora a autoestima, o humor, a capacidade cognitiva e rejuvenesce.

Imagem

Dra. Alice Amaral

 

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria Dra. Alice Amaral
GERALDO GOMES

Publicado por:

GERALDO GOMES

Fundador, diretor e presidente do Portal de notícias RCWTV. Trabalhou na TVE, TV pública de Juiz de Fora, como diretor de imagem, e depois empreendeu no ramo de eventos evangélicos com a empresa Gospel Videos. Mais tarde fundou a RCWTV,...

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )

clever betano