Meu primeiro imóvel!!!
É Muito natural passar dos 20 aos 30 anos fazendo o planejamento para aquisição do próprio imóvel , já que a sociedade acha que até os 30 anos você precisa ter uma casa. O que fica associado a “ser bem-sucedida” (esse é assunto para uma outra conversa ;)) e nos faz entrar num mega conflito.
Enfim, e se eu te fizesse pensar que de repente o seu primeiro imóvel não será para você morar, construir sua família e passar anos decorando e deixando aconchegante?
E se, pensando no seu sucesso financeiro, você decidisse que seu primeiro imóvel será para investir?
É claro que a sensação de morar na sua casa própria tem um valor inestimável. Mas estamos mudando as regras, não é mesmo? Buscando mais satisfação pessoal, profissional e financeira.
Pense comigo:
Você compra um imóvel na planta com objetivo de investir. Ganha com a valorização que naturalmente o imóvel vai sofrer. Quando pronto, coloca para alugar e deixa alguém ir pagando seu imóvel para você e, dependendo dos valores das parcelas, até mesmo gerando um fluxo de caixa mensalmente. Nesse momento você está construindo seu patrimônio e se preparando para um futuro mais rico.
Então agora você me pergunta: mas vou ficar pagando aluguel enquanto isso? Onde está a lógica?
Seu primeiro imóvel para moradia:
– Você investe aproximadamente 25% do valor do imóvel como entrada para chamá-lo de seu. Na maioria das vezes, seca a poupança e lá se vão as economias de uma vida. Você está quase zerado(a) .
– Assume a dívida e paga em “suaves” parcelas, substituindo o aluguel e pensando – estou pagando por algo que é meu e não jogando dinheiro fora.
– Seu principal patrimônio é sua casa e enquanto morar nela não lhe traz nenhum fluxo de caixa.
– Vai passar alguns anos pagando seu financiamento, nesse meio do caminho a gente muda, a vida muda, vem os filhos, muda de cidade, de emprego, de país e o seu lar já não se encaixa mais com seu momento e você quer algo novo.
– A parcela do seu financiamento, normalmente, será mais alta do que um aluguel. E pagará por uma casa que caiba no seu bolso e não necessariamente a que você sempre sonhou. Grata pela sua companhia,nos vemos no próximo post!❤