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Sabado, 18 de Maio de 2024
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ESTAÇÃO FERROVIÁRIA CORONEL FELÍCIO LIMA

Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II

Mauricio Lima Corrêa Historiador e Pesquisador
Por Mauricio Lima Corrêa...
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ESTAÇÃO FERROVIÁRIA CORONEL FELÍCIO LIMA
Mauricio Lima Corrêa
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Fotografia do Blog Mauricio Resgatando o Passado a Historia de Juiz de Fora 
http://mauricioresgatandoopassado.blogspot.com/

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA CORONEL FELÍCIO LIMA

Estrada de Ferro Central do Brasil (1938-1975)
R.F.F.S.A (1975-1996)
Município de Juiz de Fora, MG
Linha do Centro - km 287,146 (1960) MG-4085
Inauguração: 1938
Uso atual: demolida com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali construída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
Pesquisa por Mauricio Lima Corrêa

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Mauricio Lima Corrêa Historiador e Pesquisador

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