Quantas pessoas entram na sua loja por dia? Qual o dia de maior movimento? Qual a hora de maior movimento? Quantas compras foram feitas? Destas, qual a média de idade? Moram em qual a região da cidade? Qual o valor médio comprado? Pagam à vista ou no cartão? Estes clientes retornam?
Perguntas simples que a maioria das empresas não sabem responder.
A rede social TWITTER acabou de ser comprada pelo Elon Musk, que fundou a Tesla e que vale mais que as 4 maiores montadoras juntas!
E como isso afeta o seu negócio? E mesmo que não afete diretamente, pense no motivo pelo qual uma pessoa investiria 46,6 bilhões (com B mesmo) de dólares em uma rede social?
Com esse dinheiro, ele compraria os 15 maiores times europeus abaixo: (Os valores estão em BILHÕES de Dólares) e mais Flamengo, Palmeiras, Corinthians, Atlético-MG, Atlético-PR, Internacional, São Paulo e Grêmio!
Barcelona - Espanha - 4,76
Real Madri - Espanha - 4,75
Bayern de Munique - Alemanha - 4,21
Manchester United - Inglaterra - 4,20
Liverpool - Inglaterra - 4,10
Manchester City - Inglaterra - 4,00
Chelsea - Inglaterra - 3,20
Arsenal - Inglaterra - 2,80
Paris Saint-Germain - França - 2,50
Tottenham - França - 2,30
Juventus - Itália - 1,95
Borussia Dortmund - Alemanha - 1,90
Atlético de Madri - Espanha - 1,00
Inter de Milão - Itália - 0,743
Everton - Inglaterra - 0,658.
Especulações a parte, a lição disso é como a informação é tratada. É uma soma astronômica para qualquer negócio, e nesse caso, ele adquiriu uma rede social que pode ser baixada gratuitamente em qualquer smartphone!
Informação é valiosa. Saber o que fazer com estes dados é o grande diferencial.
No caso de empreendedores, ao se atentar para os dados do seu negócio, tudo pode ser melhorado, inclusive a lucratividade, pois compra-se e vende-se melhor, além de gastar energia naquilo que te dá retorno.
Eu proponho soluções simples e eficazes. Em um caderno, anote os pontos acima e ao final de 7 dias, faça uma análise. Peça para cada colaborador ajudar nisso e perceba como existem pontos de melhoria e como agir para melhorar.
Tente responder as perguntas acima e acrescente outras.
As respostas podem surpreender. Pense em solucionar os problemas. Foco na solução hein. Se sua força de vendas está perdendo vendas, o que você fará para mudar isso? Quanto a mais seria faturado se apenas 3 clientes a mais por dia, fechassem negócio?
Com informações e análises assim, somadas a vontade de mudar, todo negócio pode ser melhorado!